$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: O CONTROLE AMOROSO NA INTERNET: UM ESTUDO SOBRE A SOCIEDADE DA TRANSPARÊNCIA
Autor: JULIA SARMENTO PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CARLA FARIA LEITAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72330
Catalogação:  11/08/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72330&idi=1

Resumo:
O mundo digital veio para ficar. Aceite-o ou condene-o, este novo universo já é uma realidade, cujas consequências se fazem perceptíveis. Questões que outrora eram vistas como partes de uma esfera íntima a ser reservada e fechada por quatro paredes, passam a ser expostas em uma sociedade que preza pela exposição e pela transparência. Desta forma, se multiplicam os reality shows, que mostram o cotidiano banal de outros indivíduos, assim como, as redes sociais, que possibilitam, além do voyeurismo, a participação no mundo virtual. O mundo digital trouxe, portanto, uma gama de possibilidades de comunicação e de novos relacionamentos; neles os usuários podem participar da rede através de curtidas, postagens e comentários. O surgimento das redes sociais possibilitou conversas online ininterruptas, o acesso a perfis de pessoas distantes e uma comunicação velada. Essas redes foram capazes de potencializar alguns sentimentos humanos, como ciúme e controle. Nestas redes, estamos a um clique de distância de qualquer outro usuário, tendo a infidelidade se tornado mais fácil e mais praticada. Da mesma forma, alguns dispositivos e aplicativos digitais permitem o acesso a informações de monitoramento do outro, invisíveis ao olhar alheio. É possível vigiar a vida do parceiro, sem que este sequer descubra que está sendo vigiado. Nunca foi tão fácil trair, mas também nunca foi tão fácil descobrir. Este trabalho aborda as relações amorosas contemporâneas, focalizando em particular o medo da infidelidade, o ciúme e o controle em suas relações com as tecnologias digitais. Os conceitos de sociedade disciplinar e sociedade da transparência embasam teoricamente a análise.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui