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Coleção Digital

Avançada


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Título: AUTISMO NA ESCOLA
Autor: EDILAMAR TEIXEIRA DA COSTA ARAUJO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72329
Catalogação:  11/08/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72329&idi=1

Resumo:
A presente monografia tem como objetivo mostra a contribuição da psicologia para a compreensão do Transtorno do Espectro Autista (TEA) com aplicação da análise do comportamento aplicado (ABA). O papel da psicóloga se explicita em meio ao diagnóstico, de forma a identificar os atos que divergem de uma normalidade, estando este a atuar segundo sua linha empregada, visando uma integração não somente familiar, mas social aos autistas. Mostra a contribuição da psicóloga com relação à área clinica e na educação escolar, como rotina diária dos alunos. Mostra ao responsável às leis que é direito da criança na escola. O papel do psicólogo nas escolas é muito importante, com tanto desafio que as escolas têm passado, com a inclusão das crianças autista nas escolas pública e privada as dificuldades que as escolas apresentam. Não basta inserir as crianças somente por que tem uma lei, sabemos que e muito mais que isso, precisa-se inserir com todas as necessidades de todas as crianças e preciso criar provas adaptadas, material adaptadas para as crianças há um trabalho de rotina estruturada no que se referem ás atividades diárias do ambiente escolar a criança muitas vezes precisa ser inserida através de procedimento bem e elaborada, que é sempre muito importante, que nem sempre as escolas têm. O programa ABA e TEACCH e a modificação do comportamento utilizam estímulos visuais e audiocinestésico-visuais para produzir comunicação, é muito importante à interação dos professionais com a família.

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