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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES NA FORMAÇÃO SUBJETIVA DE SEUS ESTUDANTES: EDUCAÇÃO TRADICIONAL E EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA Autor: NINA BARRETO MACHADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72320
Catalogação: 08/08/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72320&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72320
Resumo:
Título: O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES NA FORMAÇÃO SUBJETIVA DE SEUS ESTUDANTES: EDUCAÇÃO TRADICIONAL E EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA Autor: NINA BARRETO MACHADO
Nº do Conteudo: 72320
Catalogação: 08/08/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72320&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72320
Resumo:
O presente trabalho busca analisar como as escolas, instituições de ensino básico formal, do Brasil buscam trabalhar a formação de seus estudantes levando em consideração o âmbito social. A partir da pesquisa de duas propostas pedagógicas de ensino a educação tradicional e a educação democrática discorre-se como os diferentes processos de ensino-aprendizagem se posicionam
ao pensar seus estudantes como sujeitos. Na educação tradicional observou-se uma maior ênfase no ensino de conteúdos e da formação de seus estudantes para um bom desempenho acadêmico com as notas como parâmetro de sucesso fracasso. Por outro lado, na educação democrática, há um equilíbrio no ensino entre o incentivo no convívio com o coletivo e o estímulo de conhecimentos. Discorre-se, ao longo dos capítulos, sobre a importante função da escola como instituição de amparo para os estudantes que costumam entrar crianças e sair jovens adultos com responsabilidades sociais e políticas.
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