$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A INFLUÊNCIA DO ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO NA MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA DOS REFUGIADOS NO BRASIL
Autor: GIULIA FRANCISCA S CORDEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MONAH WINOGRAD - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72287
Catalogação:  08/08/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72287&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72287

Resumo:
O sistema brasileiro proteção aos refugiados se baseia em três partes: O Governo, a Cáritas (i.e., Sociedade civil) e o ACNUR (agência da ONU para Refugiados, i.e. sistema ONU). Desde a chegada na fronteira do Brasil, esse sistema tripartite auxilia na maioria das dificuldades que os refugiados passam. Iniciando pela burocracia da documentação necessária para a condição de refugiado, comida, habitação, saúde e educação (MELO, 2018).Porém, devido às diversas mudanças e traumas presentes na vida dos refugiados, o choque cultural provocado pela mudança, compromete os aspectos intelectual, emocional e fisiológico que podem ser causados pela incerteza, desamparo e dificuldade na sua adaptação, fazendo com que os refugiados muitas vezes precisem de orientação psicológica. Eles possuem necessidades relacionadas à educação, empregabilidade e saúde, que são áreas de atuação onde a psicologia pode contribuir, sendo de fundamental importância para seu bem estar no país de asilo (CREMASCO et al., 2014).

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui