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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO UM SEGUNDO CORTE DO CORDÃO UMBILICAL PARA A MÃE E O BEBÊ Autor: GABRIELA PINHEIRO SOLERA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIG - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72285
Catalogação: 08/08/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72285&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72285
Resumo:
Título: A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO UM SEGUNDO CORTE DO CORDÃO UMBILICAL PARA A MÃE E O BEBÊ Autor: GABRIELA PINHEIRO SOLERA
Nº do Conteudo: 72285
Catalogação: 08/08/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72285&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72285
Resumo:
O eixo principal desta monografia fundamenta-se em trazer algumas considerações acerca da problemática da separação precoce mãe bebê durante o ingresso na creche no primeiro ano de vida, que tem acontecido com cada vez mais frequência devido, principalmente, a ascensão da atuação da mulher no mercado de trabalho. Este é um período delicado em que a dupla está vivenciando o processo de separação-individuação depois de vivenciar um tempo quase que exclusivo entre eles durante a licença maternidade. Para melhor compreensão do complexo processo de adaptação escolar, foram analisados a formação
do vínculo primário entre a mãe e o bebê e, posteriormente, o processo de diferenciação da criança, a partir das contribuições de Winnicott e outros teóricos da psicanálise. Os principais objetivos foram compreender os possíveis fatores que interferem na adaptação à creche e como este momento é sentido e vivenciado na díade mãe-bebê. Este é um momento que implica mudanças na vida de todos os envolvidos e o sucesso do processo depende do estabelecimento de vínculos afetivos seguros entre bebê, pais e educadoras. Por isso também é fundamental analisar o papel e o lugar da educadora neste momento e na relação com o bebê e com a mãe. Partindo do princípio fundamental que cada criança é única e possui suas individualidades, o processo de adaptação representa um desafio constante.
Descrição | Arquivo |
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