$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A PROTEÇÃO ÀS VÍTIMAS DE CRIMES VIOLENTOS NA ORDEM JURÍDICO-CONSTITUCIONAL BRASILEIRA SOB A ÓTICA DOS DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS
Autor: CIBELE MARIA BELLEZZIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOAO RICARDO WANDERLEY DORNELLES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72279
Catalogação:  07/08/2025 Liberação: 07/08/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72279&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72279&idi=2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72279&idi=4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72279

Resumo:
A presente tese de doutorado, intitulada A Proteção às Vítimas de Crimes Violentos na Ordem Jurídico-Constitucional Brasileira sob a Ótica dos Direitos Humanos Fundamentais, investiga de que forma os Direitos Humanos podem estruturar um sistema jurídico-normativo que assegure, de modo efetivo, os direitos humanos fundamentais das vítimas de crimes violentos, superando a abordagem programática e simbólica atualmente predominante. O estudo constata que, enquanto os direitos dos acusados são amplamente protegidos pela legislação brasileira, as vítimas de crimes violentos permanecem invisibilizadas e desprotegidas no processo jurídico, evidenciando uma disparidade significativa no tratamento conferido a essas partes. Com base em um método qualitativo e abordagem interdisciplinar, a pesquisa adota uma análise teórica e documental, fundamentada nos raciocínios analítico-dedutivo e dialético, proporcionando uma compreensão aprofundada da relação entre os Direitos Humanos e os direitos fundamentais das vítimas. Entre as principais contribuições, destaca-se a proposta de um sistema jurídico-normativo que, alicerçado nos Direitos Humanos, assegure a efetividade dos direitos das vítimas, superando a concepção de direitos meramente programáticos. A tese articula a teoria do constitucionalismo simbólico, de Marcelo Neves, com a teoria dos direitos fundamentais de autores como Robert Alexy, Jorge Miranda, Bodo Pieroth e Bernhard Schlink, apresentando um arcabouço teórico que identifica as limitações do sistema atual e propõe soluções práticas para o ordenamento jurídico brasileiro. A pesquisa enfatiza a relevância de uma perspectiva interdisciplinar no estudo dos Direitos Humanos, promovendo o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento para o enfrentamento dos desafios relacionados à proteção das vítimas. Assim, contribui para o fortalecimento da ordem jurídico-constitucional brasileira, propondo uma reformulação que garanta dignidade, segurança e justiça às vítimas de crimes violentos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui