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Título: UMA ESCRITA DA ESCUTA: SÍMBOLO, AÇÃO E CRENÇA EM MICHEL DE CERTEAU
Autor: CLARISSA PARANHOS DE ARAUJO RIBEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72275
Catalogação:  07/08/2025 Liberação: 05/07/2026 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72275&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72275&idi=2

Resumo:
Esta tese é um estudo da obra do intelectual francês Michel de Certeau (1925 -1986). Seu argumento consiste em ressaltar a articulação de sua reflexão acerca da linguagem a uma preocupação mais ampla com o processo de transmissão cultural na contemporaneidade. Parte-se de um momento crítico na experiência do pensador: a revolução de maio de 1968 na França, cujo caráter simbólico decorre do descompasso entre palavra e ação, ou ainda, da tentativa de conferir à palavra a potência de uma ação inauguradora. O fracasso da experiência de 68 acaba por reverberar no trabalho intelectual de Certeau. Em seu A Invenção do cotidiano 1, assunto do segundo capítulo, o autor se empenha em discernir a continuidade desse acontecimento de outro tipo, simbólico, nas práticas cotidianas, ao mesmo tempo em que pratica uma escrita teórica próxima a, derivada da lógica particular a essas práticas. Trata-se de favorecer a possibilidade da comunicação, transtornada pelo advento da modernidade que – numa linha argumentativa de Certeau salientada no terceiro capítulo – demanda que se renove a reflexão acerca do ato de crer. Para Certeau, contudo, essa reflexão é também uma experiência de fé que se desdobra em sua prática das ciências humanas, tema do quarto capítulo. Por fim, um capítulo experimental relaciona apontamentos de Certeau acerca da narrativa à teoria costalimiana da mímesis, buscando discernir na Poética de Aristóteles elementos para se pensar a disseminação das crenças.

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