$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: QUARTO DE DESPEJO: A (IN) VISIBILIDADE DAS CAROLINAS BRASILEIRAS
Autor: CAMILA SILVEIRA CÂMARA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72259
Catalogação:  07/08/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72259&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72259

Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo apresentar o livro Quarto de despejo, escrito pela autora Carolina Maria de Jesus, passando brevemente pelo contexto sócio-político da cidade da escritora e de São Paulo, na época em que o livro foi escrito e publicado (1955- 1960). Procura-se afirmar a importância de relembrar a escritora e outras tantas mulheres negras brasileiras, que como ela são alvo da miséria, da fome e da violência estatal e, consequentemente, das invisibilidades em certas situações, e visibilidades quando são enquadradas em estereótipos racistas e outros tipos de violência, reverberados pelo racismo estrutural do Brasil. Problematiza-se a questão da atuação da Psicologia em relação à temática do racismo, levando ao questionamento se psicólogos e psicanalistas estariam com formação adequada para atender pessoas que sofrem esse tipo de violência.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui