$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: LÉLIA GONZALEZ, UMA DESIGNER DO SOCIAL
Autor: GUSTAVO COSSIO
PAMELA CORDEIRO MARQUES CORREA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 72237
Catalogação:  07/08/2025 Liberação: 28/08/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72237&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72237&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.72237

Resumo:
Ao destacar a contribuição da historiadora, filósofa e antropóloga Lélia Gonzalez para a institucionalização do design social no âmbito da educação em design no Brasil, este estudo constitui um preâmbulo histórico acerca do papel desempenhado pela docente nos cursos de graduação do antigo Departamento de Artes, atualmente nomeado Artes e Design, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio. A integração entre revisão de literatura e pesquisa documental parametriza o resgate do aporte teórico da intelectual e ativista dos movimentos negro e feminista para o conceito basilar de design social enquanto abordagem pedagógica, na primeira metade da década de 1980. Notadamente, o pensamento anticolonial e vanguardista da acadêmica se expressa no Manifesto de Design Social. Em razão das emergências contemporâneas, o campo do design demanda historiografia crítica no contexto latino-americano, também sob o enfoque da pedagogia decolonial com o acréscimo do legado de Lélia Gonzalez.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui