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Avançada


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Título: ESTRATÉGIAS DE REGULAÇÃO EMOCIONAL EM CRIANÇAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autor: RAFAEL CARNAVALE DETOGNI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA AMELIA PENIDO SAMPAIO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72224
Catalogação:  06/08/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72224&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72224

Resumo:
A regulação emocional é uma estratégia que capacita o indivíduo a identificar e a reavaliar ou suprimir suas emoções, sendo assim podem ser consideradas adaptativas ou desadaptativas. A pesquisa sobre regulação cresceu concomitantemente com o desenvolvimento das neurociências, pois o seu processo vai desde a percepção da emoção até as respostas fisiológicas. A regulação emocional em crianças aponta para o desenvolvimento emocional e comportamentos sociais das mesmas, visto que a educação emocional se torna deveras importante na formação do indivíduo, tendo os cuidadores e a própria biologia papel central neste quesito. O projeto Second Step mostra empiricamente a importância da educação emocional durante este periodo de formação do sujeito, tendo atrelado a ele pesquisas que demonstram resultados otimistas com relação à psicoeducação.

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