XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A RELAÇÃO ENTRE EMBALAGEM E MARCA: COMO A IDENTIDADE DE RETRO-MARKETING ATRAI CONSUMIDORES, ANÁLISE COMPORTAMENTAL Autor: LETICIA INDIO DA COSTA AGUINAGA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RAFAEL CUBA MANCEBO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72209
Catalogação: 06/08/2025 Liberação: 06/08/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72209&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72209&idi=2
Resumo:
Título: A RELAÇÃO ENTRE EMBALAGEM E MARCA: COMO A IDENTIDADE DE RETRO-MARKETING ATRAI CONSUMIDORES, ANÁLISE COMPORTAMENTAL Autor: LETICIA INDIO DA COSTA AGUINAGA
Nº do Conteudo: 72209
Catalogação: 06/08/2025 Liberação: 06/08/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72209&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72209&idi=2
Resumo:
Este trabalho investiga como elementos visuais associados ao
retromarketing influenciam o comportamento de compra dos consumidores,
utilizando como estudo de caso a marca brasileira Granado. A pesquisa combina
uma abordagem teórica com um estudo empírico baseado em questionário,
revelando como recursos visuais retrô - como tipografias clássicas, rótulos antigos
e ilustrações botânicas - evocam sentimentos de nostalgia, confiança e
autenticidade. Os resultados indicam que esses elementos não apenas reforçam
o valor simbólico do produto, mas também afetam diretamente a decisão de
compra. Conclui-se que a estética retrô, quando alinhada à história e valores da
marca, atua como uma poderosa ferramenta de diferenciação e conexão
emocional com o consumidor.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |