$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A DISCIPLINARIZAÇÃO DO CORPO, A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO NOS PROCESSOS EDUCATIVOS E A POTENCIALIDADE DA DANÇA NAS ESCOLAS
Autor: JULIANA SOTERO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72194
Catalogação:  05/08/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72194&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72194

Resumo:
O presente trabalho foi feito na forma de pesquisa bibliográfica e tem como objetivo mostrar a importância do movimento enquanto elemento fundamental no processo de aprendizagem. Para isso, abordei a construção do corpo e não-corpo da filosofia mecanicista e a disciplinarização dos corpos nas instituições escolares. O movimento corporal é de vital importância já que é por meio dele que também expressamos emoções, sentimentos, pensamentos. A dança nas escolas, enquanto disciplina curricular, tem a potencialidade de ser um espaço de produção de conhecimento através do movimento. Ao dançar os alunos estimulam o corpo e a criatividade, se relacionam diretamente com aspectos do social, do emocional, de sociabilidade, linguagem, comunicação, cognição. Se relacionam com aspectos da linguagem artística e saberes culturais, com diferentes contextos, inclusive o contexto em que vivem, como seres pensantes e atuantes, críticos da realidade. Este trabalho visa discutir a possibilidade de construção de processos educativos em que o aluno seja visto de forma integral, a mente e corpo como partes de uma mesma experiência, possibilitando a produção de conhecimento através do movimento e da dança.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui