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Coleção Digital
Título: A DISCIPLINARIZAÇÃO DO CORPO, A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO NOS PROCESSOS EDUCATIVOS E A POTENCIALIDADE DA DANÇA NAS ESCOLAS Autor: JULIANA SOTERO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72194
Catalogação: 05/08/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72194&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72194
Resumo:
Título: A DISCIPLINARIZAÇÃO DO CORPO, A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO NOS PROCESSOS EDUCATIVOS E A POTENCIALIDADE DA DANÇA NAS ESCOLAS Autor: JULIANA SOTERO
Nº do Conteudo: 72194
Catalogação: 05/08/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72194&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72194
Resumo:
O presente trabalho foi feito na forma de pesquisa bibliográfica e tem como
objetivo mostrar a importância do movimento enquanto elemento fundamental
no processo de aprendizagem. Para isso, abordei a construção do corpo e não-corpo da filosofia mecanicista e a disciplinarização dos corpos nas instituições
escolares. O movimento corporal é de vital importância já que é por meio dele
que também expressamos emoções, sentimentos, pensamentos. A dança nas
escolas, enquanto disciplina curricular, tem a potencialidade de ser um espaço
de produção de conhecimento através do movimento. Ao dançar os alunos
estimulam o corpo e a criatividade, se relacionam diretamente com aspectos do
social, do emocional, de sociabilidade, linguagem, comunicação, cognição. Se
relacionam com aspectos da linguagem artística e saberes culturais, com
diferentes contextos, inclusive o contexto em que vivem, como seres pensantes
e atuantes, críticos da realidade. Este trabalho visa discutir a possibilidade de
construção de processos educativos em que o aluno seja visto de forma integral,
a mente e corpo como partes de uma mesma experiência, possibilitando a
produção de conhecimento através do movimento e da dança.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
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