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Título: BRASIL, UM PAÍS DE (TODOS) SIGUAL: DESIGUALDADE SOCIAL: UM RECORTE EDUCACIONAL
Autor: BIANCA BEATRIZ IEDA S DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72167
Catalogação:  05/08/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72167&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72167

Resumo:
Com a introdução das ações afirmativas, o perfil dos alunos em lugares onde apenas a burguesia alcançada se alastrou. Ambientes escolares e acadêmicos públicos e particulares começaram a mudar no contexto brasileiro, o que pode implicar também na modificação das relações interpessoais entre os estudantes universitários. Este trabalho tem como objetivo investigar a que se deu essa transformação. Além de questionar qual o lugar que a sociedade impõe ao pobre e porque a ascensão é tão difícil nesse país extremamente desigual. As relações interpessoais entre os alunos bolsistas, cotistas e aqueles que não possuem esse benefício. A justificativa pelo desenvolvimento do tema provém do interesse em compreender o que pode estar associado às condições e níveis socioeconômicos desiguais, impactando, possivelmente, na experiência que esses estudantes possuem em seu cotidiano no meio educacional. Cabe salientar que a academia é um meio que demanda investimentos por parte do aluno, tais como tempo, dedicação, motivação e também investimentos financeiros, seja para o custeio de material básico e gastos pessoais, seja para o aprimoramento acadêmico, como a participação em congressos, cursos, conferências. Desse modo, seria interessante entender como estudantes de níveis sociais distintos, possuidores de diferentes repertórios, se relacionam neste mesmo contexto. Também é interessante ressaltar que a monografia será realizada partindo-se do contexto das escolas e universidades brasileiras, que se manifesta de forma característica, devido, entre outros fatores, ao peso de uma herança marcada por um passado escravocrata, desigual e preconceituoso, fatores que apresentam implicações bastante presentes até os dias atuais. Esse trabalho também reflete vivências particulares.. Por isso, há o interesse de estudar o assunto não apenas com fins acadêmicos, mas, também, com a identificação com o tema que mostra uma realidade que é ignorada.

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