XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A PRESENÇA DA PSICOLOGIA EM LEAGUE OF LEGENDS Autor: GIULIA OROFINO LANZILLOTTA ESTEVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RAPHAEL SACCHI ZAREMBA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72132
Catalogação: 04/08/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72132&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72132
Resumo:
Título: A PRESENÇA DA PSICOLOGIA EM LEAGUE OF LEGENDS Autor: GIULIA OROFINO LANZILLOTTA ESTEVES
Nº do Conteudo: 72132
Catalogação: 04/08/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72132&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72132
Resumo:
Jogos eletrônicos fazem parte da rotina de pessoas de todo o mundo há muitos anos. Os
chamados esportes eletrônicos, antes vistos apenas de forma recreativa, se tornam agora
uma ocupação de nível profissional. O termo e-sports surge para designar competições
organizadas de tais jogos, atualmente em constante crescimento. Ainda de forma tímida,
psicólogos do esporte começam a descobrir uma nova área de atuação, adaptando os
métodos e conhecimentos dos esportes tradicionais. Esse estudo busca compreender a
presença desse profissional em um jogo específico: League of Legends (LoL). Com esse
intuito, foi feita uma pesquisa bibliográfica através de sites de artigos acadêmicos de
diversos países, já que o estudo sobre o tema no Brasil ainda é escasso. No artigo serão
apresentados o surgimento dos e-sports, o jogo League of Legends e seu cenário e a
atuação do psicólogo nesse contexto.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
PDF ![]() |