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Título: O DEVIR INDÍGENA DOS MEIOS: ATIVISMO POLÍTICO NO DIGITAL A PARTIR DOS PERFIS DE TXAI SURUÍ E ALICE PATAXÓ
Autor: MARINA MICHELIS DE LIMA FERNANDES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ADRIANA BRAGA (ADRIANA ANDRADE BRAGA) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72107
Catalogação:  04/08/2025 Liberação: 04/08/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72107&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72107&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72107

Resumo:
Esse estudo investiga, sob uma ótica multidisciplinar, como acontece o ativismo indígena na cultura digital por meio de posts compartilhados no Instagram, com o objetivo de compreender quais recursos discursivos são empregados para ocupar a rede social e fazer política fora das estruturas institucionais tradicionais, como partidos políticos e espaços formais de deliberação, dentro da lógica de um ecossistema comunicacional e de agenciamento sócio-técnico. Para o material empírico de análise, focamos em dois perfis públicos das ativistas brasileiras, Txai Suruí e Alice Pataxó, escolhidas por sua expressividade como figuras públicas e suas atuações internacionais. O percurso metodológico desta investigação baseia-se na adaptação de aportes teórico-conceituais da Análise do Discurso (AD) ao objeto de estudo, tendo como pano de fundo debates da teoria da comunicação, da antropologia e da política. O objetivo é complementar a análise empírica com elementos contextuais que possibilitem uma compreensão mais ampla do objeto. Assim, a proposta é analisar como o discurso das ativistas se apresenta na cultura digital ao se configurar como uma síntese informativa entre símbolos e significados indígenas e não indígenas. Partimos do pressuposto de que, nesse processo de adaptação de seus discursos ativistas para o digital, elas promovem a causa ambiental de seus povos, traduzindo suas mensagens para o público da internet, articulando formas de fazer política, co-criando sentidos e estabelecendo mediações sociotécnicas.

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