$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA URBANA, NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, COMO UM DOS INSTRUMENTOS DE RESILIÊNCIA ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Autor: NOI FERNANDES PEREIRA JÚNIOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RICHIERI ANTONIO SARTORI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72023
Catalogação:  31/07/2025 Liberação: 31/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72023&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72023&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72023

Resumo:
Cidades são grandes demandantes de recursos naturais: água, energia, alimentos, solo, e na medida em que crescem, de forma não sustentável, acabam por exercer pressão em áreas adjacentes para que supram estas necessidades. Este estudo foca na cidade do Rio de Janeiro, capital do estado de mesmo nome, uma megalópole de aproximadamente 6 milhões de habitantes, e onde a maior parte dos alimentos aqui consumidos vem de fora de suas fronteiras. Situada em terreno com relevo diverso: Baixadas e serras, com várias bacias hidrográficas, rios de pequeno porte e, infelizmente, poluídos em seu curso médio, depende em grande parte, para consumo de seus habitantes, do fornecimento de água de rios interestaduais, de domínio da união, sujeitos a extremos climáticos, eventos de escassez hídrica, que podem comprometer sua sobrevivência, a própria produção de alimentos, o estabelecimento de outras atividades econômicas. Sobre este contexto o que procuramos analisar são as oportunidades e desafios que se apresentam para o desenvolvimento da agricultura urbana, considerada uma solução baseada na natureza, como um fator de resiliência a estas mudanças climáticas, contemplando as formas em que estas se desdobram no território, o porquê de sua não expansão e a avaliação sobre a real sustentabilidade deste empreendimento. Pretende o estudo apenas sinalizar caminhos possíveis de serem percorridos e que mitiguem os riscos climáticos, em especial os eventos de grande intensidade e duração, podendo servir como uma proposição de modelo para uso em outras urbes.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui