$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ENTRE PAUS E PEDRAS: A BOSSA NOVA COMO INSTRUMENTO DA DIPLOMACIA CULTURAL BRASILEIRA (1960-1970)
Autor: LUCAS DOS SANTOS CASTRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOAO DANIEL LIMA DE ALMEIDA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71986
Catalogação:  31/07/2025 Liberação: 31/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71986&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71986&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71986

Resumo:
Esta pesquisa investiga como o Estado brasileiro instrumentalizou a Bossa Nova como ferramenta de diplomacia cultural entre 1960 e 1970, com foco particular no emblemático concerto do Carnegie Hall (1962). A partir da análise documental de arquivos diplomáticos, periódicos da época e fontes bibliográficas especializadas, o estudo examina os mecanismos institucionais através dos quais o Itamaraty e outros órgãos governamentais sistematizaram a projeção internacional do gênero musical como veículo de soft power. A pesquisa demonstra que o Estado brasileiro desenvolveu uma estratégia deliberada operacionalizada através de três mecanismos principais: o financiamento direto e indireto de apresentações e turnês internacionais, a coordenação entre diferentes ministérios e agências governamentais, especialmente a parceria com o Instituto Brasileiro do Café, e a mobilização da rede diplomática brasileira para facilitar e amplificar o alcance internacional do movimento musical. Contudo, a análise revela que essa instrumentalização cultural foi parcial, contraditória e vulnerável a mudanças políticas, especialmente após o golpe militar de 1964, quando emergiu uma dissonância estrutural entre a imagem de modernidade e sofisticação projetada internacionalmente e a realidade autoritária interna. O estudo contribui para os campos da História das Relações Internacionais e dos Estudos Culturais ao demonstrar como elementos culturais podem ser estrategicamente mobilizados na política externa, oferecendo lições relevantes para compreender as práticas contemporâneas de diplomacia cultural na era digital.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui