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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ENTRE PAUS E PEDRAS: A BOSSA NOVA COMO INSTRUMENTO DA DIPLOMACIA CULTURAL BRASILEIRA (1960-1970) Autor: LUCAS DOS SANTOS CASTRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOAO DANIEL LIMA DE ALMEIDA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71986
Catalogação: 31/07/2025 Liberação: 31/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71986&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71986&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71986
Resumo:
Título: ENTRE PAUS E PEDRAS: A BOSSA NOVA COMO INSTRUMENTO DA DIPLOMACIA CULTURAL BRASILEIRA (1960-1970) Autor: LUCAS DOS SANTOS CASTRO
Nº do Conteudo: 71986
Catalogação: 31/07/2025 Liberação: 31/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71986&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71986&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71986
Resumo:
Esta pesquisa investiga como o Estado brasileiro instrumentalizou a Bossa Nova como ferramenta de diplomacia cultural entre 1960 e 1970, com foco particular no emblemático concerto do Carnegie Hall (1962). A partir da análise documental de arquivos diplomáticos, periódicos da época e fontes bibliográficas especializadas, o estudo examina os mecanismos institucionais através dos quais o Itamaraty e outros órgãos governamentais sistematizaram a projeção internacional do gênero musical como veículo de soft power. A pesquisa demonstra que o Estado brasileiro desenvolveu uma estratégia deliberada operacionalizada através de três mecanismos principais: o financiamento direto e indireto de apresentações e turnês internacionais, a coordenação entre diferentes ministérios e agências governamentais, especialmente a parceria com o Instituto Brasileiro do Café, e a mobilização da rede diplomática brasileira para facilitar e amplificar o alcance internacional do movimento musical. Contudo, a análise revela que essa instrumentalização cultural foi parcial, contraditória e vulnerável a mudanças políticas, especialmente após o golpe militar de 1964, quando emergiu uma dissonância estrutural entre a imagem de modernidade e sofisticação projetada internacionalmente e a realidade autoritária interna. O estudo contribui para os campos da História das Relações Internacionais e dos Estudos Culturais ao
demonstrar como elementos culturais podem ser estrategicamente mobilizados na política externa, oferecendo lições relevantes para compreender as práticas contemporâneas de diplomacia cultural na era digital.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |