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Título: O DISPOSITIVO DO ROMANCE NO CONTEXTO DA MODERNIDADE CAPITALISTA
Autor: TALES BRUNO MACHADO C DE CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FERNANDO NEVES DA COSTA MAIA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71984
Catalogação:  31/07/2025 Liberação: 31/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71984&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71984&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71984

Resumo:
O romance é um centro de disputa política fundamental no contexto da modernidade, atravessado pelos prismas de governamentalidade e de contraconduta. Os processos característicos da indústria cultural acentuaram a importância política do romance, tendo em vista a conversão da arte em um produto feito pela técnica capitalista, informado pela racionalidade capitalista, a ser entregue para a população massificada. O estudo sobre essa forma literária evidencia como os romances são mobilizados pelo poder como um meio de difusão de verdades, mas esse governo não se apresenta como uma totalidade do texto literário: o romance também pode apresentar o que há de ingovernável na sociedade que administra os mais diversos campos da vida, sobretudo as condutas de sua população: o objeto de interesse fundamental do Estado moderno.

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