$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: USO ABUSIVO DE SUBTÂNCIAS QUÍMICAS E FUNÇÕES EXECUTIVAS:
Autor: LUIS CARLOS RIBEIRO DE MACEDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  THOMAS EICHENBERG KRAHE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71966
Catalogação:  30/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71966&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71966

Resumo:
O uso abusivo de substâncias psicoativas tem sido um sério problema social e de saúde pública. Entende-se como um conjunto de sintomas cognitivos, comportamentais e fisiológicos que indicam uma falta de controle do consumo de droga mesmo tendo experimentado problemas significativos relacionados ao uso. Soma-se a isso, o fato de que métodos preventivos e tratamentos de reabilitação continuam insuficientes dentro de um cenário clínico global, devendo-se a esses indicativos as altas taxas de recaídas e baixa adesão ao tratamento proposto. Graças aos avanços, nas últimas décadas, dos exames de neuroimagem e implemento instrumentais de avaliações neurocognitivas, é possível encontrar evidências relacionadas aos prejuízos cerebrais envolvidos em funções executivas que levam a recaídas e outros comportamentos que vão contra a continuidade do tratamento. Para tanto, o presente estudo foi atrás de buscou revisões de trabalhos sobre o impacto das substâncias nas funções executivas, bem como, a testagens dos desempenhos dessas funções afetadas, técnicas de reabilitações cognitivas e os caminhos pelos quais essas técnicas podem ser incorporadas aos tratamentos de reabilitação vigentes.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui