$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: OS MARCOS SOCIOPOLÍTICOS NA PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE DOS JOVENS EM CONFLITO COM A LEI
Autor: AMANDA DA SILVA PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71948
Catalogação:  29/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71948&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71948

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo principal a análise das mudanças sociopolíticas, ocorridas ao longo da história brasileira, referentes ao atendimento destinado às crianças e adolescentes em conflito com a lei. Desse modo, foi necessário investigar as diferentes legislações e suas respectivas lógicas de assistência a essa população, enfatizando os regressos e progressos que influenciaram na promulgação do atual Estatuto da Criança e do Adolescente. A pesquisa utilizou o método da revisão bibliográfica de artigos científicos, a partir de uma análise crítica e reflexiva acerca da realidade vivida por essa juventude. Compreende-se que apesar dos diversos avanços no âmbito legislativo, a sociedade ainda é marcada pela lógica punitivo-repressiva que limita a vida desses jovens à marginalidade e violência. Nesse sentido, conclui-se que é fundamental discutir o atual caráter socioeducativo, fruto do Estatuto da Criança e do Adolescente, e suas reais possibilidades efetivas de reinserção social do adolescente, autor de ato infracional.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui