$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: ANÁLISE DA VIABILIDADE DA CERTIFICAÇÃO LEED PELA PUC-RIO COM FOCO NO EDIFÍCIO CARDEAL LEME
Autor: FERNANDA HUNES SARAIVA
LETICIA PICONE SOARES SALUM
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FERNANDA DE ANDRADE SALGADO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71913
Catalogação:  28/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71913&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71913

Resumo:
Devido ao uso desenfreado das matérias primas e elementos naturais ao longo do desenvolvimento da construção civil, a partir da Revolução Industrial, e as preocupações que acompanharam esta evolução, foi notório o crescimento dos tópicos envolvendo a sustentabilidade nos empreendimentos e na construção civil como um todo. Dessa forma, o edifício Cardeal Leme presente na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro foi utilizado como objeto de estudo para verificação de possíveis ações viáveis de serem adotadas que atenderiam os pré-requisitos da certificação LEED na categoria de edifícios já existentes. Foram levantados dados no local para quantificar e qualificar os usos dos recursos e materiais, assim como e economias possíveis de serem realizadas, a fim de entender de forma palpável quais pré-requisitos necessários para certificação seriam possíveis de encaixar o edifício em questão. Além disso, foram apontados quais dados foram relevantes para a pesquisa, bem como quais dados não foram possíveis ser levantados e as dificuldades enfrentadas no processo de análise da certificação.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui