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Avançada


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Título: IDENTIFICAÇÃO MODAL DE DANOS EM PASSARELAS
Autor: NYCOLLAS LIMA CORREA DE ALBUQUERQUE
VINICIUS DOS SANTOS MOTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ELISA DOMINGUEZ SOTELINO - ORIENTADOR
CASSIO MARQUES RODRIGUES GASPAR - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 71899
Catalogação:  28/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71899&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71899

Resumo:
Os métodos que se destacam na identificação de danos são aqueles fundamentados na análise da resposta de vibração, conhecidos como Identificação de Danos Baseada em Vibração (IDBV). Isso decorre da influência direta da deterioração do material nas respostas dinâmicas globais e locais dos elementos estruturais, levando a alterações nos parâmetros dinâmicos. Índices modais, como curvatura modal (CM) e energia de deformação modal (EDM), foram avaliados para duas estruturas diferentes: a passarela de pedestres Dowling Hall (Massachussets, EUA) e um modelo de passarela de pedestres do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), usando um modelo de elementos finitos em que os modos de vibração tridimensionais foram extraídos. Além disso, um índice recém-introduzido conhecido como vetor resultante, que incorpora coordenadas modais tridimensionais, também foi examinado e comparado com os outros índices. Os resultados mostraram uma forte correlação entre a localização do dano real e a localização prevista pelos índices. O estudo investiga ainda a influência da magnitude do dano na precisão dos índices e analisa como os danos afetam vigas adjacentes. O objetivo é minimizar ambiguidades na determinação das localizações de danos e fornecer orientações para programas de inspeção e monitoramento da integridade estrutural. Em conclusão, os métodos de CM e EDM apresentaram resultados mais satisfatórios na identificação dos danos introduzidos, enquanto o método do vetor resultante exibiu certas inconsistências. O estudo também observou variações mínimas ao aplicar danos de intensidades de 5 por cento, 10 por cento e 20 por cento, indicando sensibilidade elevada principalmente em intensidades mais baixas.

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