$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA INCLUINDO AS EMISSÕES DE CO2 NAS ESTIMATIVAS DE RESERVAS DE PETRÓLEO
Autor: ALEXANDRE CARVALHO COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCOS SEBASTIAO DE PAULA GOMES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71862
Catalogação:  24/07/2025 Liberação: 24/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71862&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71862&idi=2

Resumo:
Reservas de óleo e gás são, comumente, estimadas por critérios estabelecidos, como o Petroleum Resources Management System (PRMS), reconhecido internacionalmente por órgãos reguladores, empresas e investidores da indústria de óleo e gás. Em função do aquecimento global, pelo uso de combustíveis fósseis, a Agência Internacional de Energia (IEA) estabeleceu três cenários de emissões de gases de efeito estufa (GEE), os quais estão associados à demanda de óleo até 2050. O objetivo desse trabalho é, no processo de estimativas de reservas, considerar as variações de preço em função da demanda por petróleo previstas pelos cenários da IEA. Além disso, desenvolver uma metodologia para incluir custo de carbono das estimativas de emissões de GEE na análise de economicidade das reservas. Como alternativa ao impacto do custo carbono nos fluxos de caixa (FC) não descontados e, consequentemente, no limite econômico (LE) das reservas, os novos projetos de óleo e gás devem avaliar se é mais viável desenvolver um projeto de Carbon, Capture, Utilization and Storage (CCUS).

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui