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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O BRINCAR NA CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS Autor: ANA THEREZA FUENZALIDA ZINNER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIG - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71838
Catalogação: 24/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71838&idi=1
Resumo:
Título: O BRINCAR NA CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS Autor: ANA THEREZA FUENZALIDA ZINNER
Nº do Conteudo: 71838
Catalogação: 24/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71838&idi=1
Resumo:
Este trabalho busca discutir o conceito do brincar para diferentes autores psicanalíticos,
tais como Freud, Klein e Winnicott, assim como a sua importância para a constituição
psíquica do indivíduo. Em Freud, observa-se a relação do brincar com o fantasiar e as
articulações com a noção de repetição. Klein acentua a importância do brincar na análise
infantil, assim como a interpretação do conteúdo da brincadeira. Winnicott enfatiza a
influência do ambiente no desenvolvimento psíquico da criança e aposta no brincar
enquanto viver saudável. A partir disso, percebe-se que o brincar é uma forma da criança
encontrar caminhos menos dolorosos para trabalhar e ressignificar seus sintomas. Esses
sintomas podem estar associados às falhas precoces no cuidado, que repercutem na
constituição psíquica do sujeito, causando sofrimento psíquico severo, além de
dificuldades na linguagem verbal e nos processos de simbolização primários. Através da
realização de grupos terapêuticos semanais do projeto em parceria com a Fundação Casa
Santa Ignez, expõe-se fragmentos clínicos que dialogam com a teoria apresentada,
sustentando o lugar do psicólogo como uma presença não invasiva, criando um ambiente
que possua um outro presente e consistente capaz de nomear e metabolizar as pulsões
desorganizadas de um psiquismo infantil imaturo e dependente. Desta forma, permite-se
que a criança se sinta confiante para elaborar o seu sofrimento.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
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