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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: E DOS LIMÕES, FIZEMOS LIMONADA: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO DE BEYONCÉ E SEUS EFEITOS NA SUBJETIVIDADE DE MULHERES NEGRAS A PARTIR DA INTERAÇÃO COM SEU CONTEÚDO NAS MÍDIAS Autor: JAQUELINE MARTINS LIMA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CARLA FARIA LEITAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71828
Catalogação: 23/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71828&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71828
Resumo:
Título: E DOS LIMÕES, FIZEMOS LIMONADA: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO DE BEYONCÉ E SEUS EFEITOS NA SUBJETIVIDADE DE MULHERES NEGRAS A PARTIR DA INTERAÇÃO COM SEU CONTEÚDO NAS MÍDIAS Autor: JAQUELINE MARTINS LIMA
Nº do Conteudo: 71828
Catalogação: 23/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71828&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71828
Resumo:
Em 2016, Beyoncé lançou uma obra audiovisual que mudaria os rumos de sua carreira e, por consequência, inspiraria milhões de mulheres pretas ao redor do mundo a seguir novos caminhos: Lemonade. Através de uma jornada que envolveu negação, raiva, apatia, responsabilidade, reforma, perdão, ressurreição e redenção, nome dos capítulos do longa, para além dos nomes das músicas, a artista abandonou o espartilho coroa de flores, simbólica e literalmente, que a limitavam em um estereótipo de performidade negra, hiperssexualizada e atraente, iniciando um caminho novo, de encontro com as suas origens, a partir simbologia africana, enfatizando a cultura Iorubá e egípcia.
Este artigo busca abordar o processo que aqui é entendido como o de individuação da
artista e as repercussões que o mesmo, uma vez elaborado em uma obra difundida em
plataformas midiáticas, teve na subjetividade daquelas que já a acompanhavam e a tinham como
figura de referência antes de tal processo, sendo uma das poucas grandes figuras negras que,
apesar dos constantes ataques sofridos, sempre foi um símbolo de excelência preta.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
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