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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: JOGOS, INTERAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: O DESIGN EM PARCERIA COMO MOBILIZADOR DA REFLEXÃO SOBRE O JOGAR EM COLABORAÇÃO COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL Autor: JOAO VITOR LESTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JACKELINE LIMA FARBIARZ - ORIENTADOR
CARLA PATRÍCIA GONÇALVES E SOUSA MIRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71800
Catalogação: 23/07/2025 Liberação: 23/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71800&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71800&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71800
Resumo:
Título: JOGOS, INTERAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: O DESIGN EM PARCERIA COMO MOBILIZADOR DA REFLEXÃO SOBRE O JOGAR EM COLABORAÇÃO COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL Autor: JOAO VITOR LESTE
CARLA PATRÍCIA GONÇALVES E SOUSA MIRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71800
Catalogação: 23/07/2025 Liberação: 23/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71800&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71800&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71800
Resumo:
Historicamente, as pessoas com deficiência foram entendidas pela sociedade
como sendo desviantes do padrão e, por consequência, suas vivências são pautadas
em experiências de ostracismo e exclusão. Nesta Tese, sustendo o argumento que
os jogos analógicos têm um enorme potencial para mobilizar as pessoas a
conviverem e, portanto, convido leitoras a refletirem sobre o poder do jogar em
estabelecer pontes entre pessoas - e como isso pode e deve ser aplicado para nos
aproximar das pessoas marginalizadas pela sociedade. No segundo capítulo,
discorro sobre a forma como a linguagem impacta nossas percepções sobre as
pessoas com deficiência, enfatizando o modelo social da deficiência e propondo
uma perspectiva linguística emancipatória. No terceiro capítulo, apresento os
benefícios do jogar, as barreiras que pessoas com deficiência - em especial as
pessoas com deficiência visual - ainda precisam enfrentar para acessar os jogos, e
como metodologias participativas de design podem auxiliar em projetos de jogos
que considerem as experiências, anseios e necessidades desta demografia de
pessoas. No quarto capítulo, relato experiências que tive aplicando metodologias
ativas e participativas em projetos que envolviam jogos e a promoção da inclusão
de grupos marginalizados, enfatizando os aprendizados que tive a partir delas. Essas
experiências envolveram a condução de um projeto voltado para a inclusão de
jovens da periferia em espaços educacional, através da aplicação da Pesquisa Ação
com Participação de Jovens (Youth Participatory Action Research - YPAR), e na
participação como pesquisador visitante em um projeto de pesquisa que aplica
princípios do design em parceria para a produção de um kit de jogos em parceria
com pessoas com deficiência intelectual. No quinto capítulo, relato as experiências
que tive aplicando o design em parceria em projetos com participação de pessoas
com deficiência visual, especificamente. Estas experiências envolveram a
participação na Oficina de Xadrez do Instituto Benjamin Constant (IBC) e a
colaboração com uma aluna de graduação com deficiência visual da PUC-Rio - que
atuou como estagiária de pesquisa, na qualidade de consultora sobre as vivências
das pessoas com deficiência visual - para que jogássemos jogos e refletíssemos
sobre como tornar a experiência de jogar mais acolhedora para outras pessoas com
deficiência visual. No sexto capítulo, apresento os resultados das experiências do
quinto capítulo, que culminaram em uma tabela de avaliação da qualidade dos jogos
experimentados quanto ao seu potencial de acolhimento para pessoas com
deficiência visual.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |