$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL NO BRINCAR DA CRIANÇA
Autor: SHAIRA FIROUZEH NEVES DE MELLO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUCIANA FONTES PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71792
Catalogação:  22/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71792&idi=1

Resumo:
O trabalho do psicólogo na área da educação é de extrema de importância, visto que existe uma necessidade de entender e desenvolver aspectos subjetivos do ser humano, principalmente na etapa escolar. A partir disso, surgiu a escolha do tema deste estudo, objetivando-se, assim, estudar o desenvolvimento socioemocional da criança durante o ato do brincar, por meio de uma revisão de literatura. Dessa maneira, a partir da realização deste estudo foi possível observar que a socialização da criança é fundamental para seu desenvolvimento global, principalmente quando há o gerenciamento das suas emoções. O espaço escolar, enquanto local de aprendizado, funciona como o ambiente em que a criança irá aprender a conviver com seus pares. Portanto, é importante destacar, ainda, que a etapa da Educação Infantil é o momento em que a criança irá se desenvolver brincando e realizando diversas atividades lúdicas. Por isso, o brincar e a regulação das emoções estão intimamente ligados, visto que as emoções são decorrentes das experiências vivenciadas. Acredita-se fortemente que a brincadeira é um contexto privilegiado para socialização infantil, e que esse momento lúdico pode despertar determinadas emoções, induzindo a criança à administrá-las, com o auxílio de um outro que pode vir a ser, no ambiente escolar, um profissional da área da Educação e/ou da Psicologia.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui