XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL NO BRINCAR DA CRIANÇA Autor: SHAIRA FIROUZEH NEVES DE MELLO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUCIANA FONTES PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71792
Catalogação: 22/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71792&idi=1
Resumo:
Título: DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL NO BRINCAR DA CRIANÇA Autor: SHAIRA FIROUZEH NEVES DE MELLO
Nº do Conteudo: 71792
Catalogação: 22/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71792&idi=1
Resumo:
O trabalho do psicólogo na área da educação é de extrema de importância, visto
que existe uma necessidade de entender e desenvolver aspectos subjetivos do
ser humano, principalmente na etapa escolar. A partir disso, surgiu a escolha do
tema deste estudo, objetivando-se, assim, estudar o desenvolvimento
socioemocional da criança durante o ato do brincar, por meio de uma revisão de
literatura. Dessa maneira, a partir da realização deste estudo foi possível
observar que a socialização da criança é fundamental para seu desenvolvimento
global, principalmente quando há o gerenciamento das suas emoções. O espaço
escolar, enquanto local de aprendizado, funciona como o ambiente em que a
criança irá aprender a conviver com seus pares. Portanto, é importante destacar,
ainda, que a etapa da Educação Infantil é o momento em que a criança irá se
desenvolver brincando e realizando diversas atividades lúdicas. Por isso, o
brincar e a regulação das emoções estão intimamente ligados, visto que as
emoções são decorrentes das experiências vivenciadas. Acredita-se fortemente
que a brincadeira é um contexto privilegiado para socialização infantil, e que esse
momento lúdico pode despertar determinadas emoções, induzindo a criança à
administrá-las, com o auxílio de um outro que pode vir a ser, no ambiente escolar,
um profissional da área da Educação e/ou da Psicologia.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
PDF ![]() |