$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: O SUÍCIDIO NA POPULAÇÃO LGBT: UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA
Autor: ANA CECILIA BENTES DE MELO BARBOSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MONAH WINOGRAD - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71789
Catalogação:  22/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71789&idi=1

Resumo:
As taxas de mortes por suicídio ultrapassam as taxas de mortes por guerras e homicídios juntas, caracterizando, assim, o suicídio como um grave problema de saúde pública mundial (OMS, 2014). Os comportamentos suicidas podem se manifestar em forma de ideações suicidas, planejamento suicida, tentativas de suicídio e, por fim, o suicídio consumado. Levando em consideração o fenômeno do suicídio, é possível identificar alguns fatores de risco que podem aumentar as chances de um indivíduo apresentar algum desses comportamentos suicidas. Um importante fator de risco mencionado na literatura é um indivíduo ser parte de algum grupo minoritário, já que estes sofrem exclusão e discriminação constantes ao longo da vida, contribuindo para a piora da saúde mental. Um exemplo de grupo minoritário é a população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros); essa comunidade é estigmatizada e sofre preconceito por conta da orientação sexual e/ou identidade de gênero que se identificam. Esse estigma é, em grande parte, presente por conta do histórico de marginalização e patologização desses indivíduos - é uma população que acaba se distanciando do ideal normativo de sexualidade e de gênero presente na sociedade ocidental. Em razão de seu status minoritário, a população LGBT apresenta maiores taxas de transtornos mentais em relação aos seus pares cisheterossexuais, sendo a presença destes também um grande fator de risco para o aparecimento de comportamentos suicidas. Portanto, o presente trabalho busca entender a relação existente entre o fenômeno do suicídio e a população LGBT, procurando entender de que forma o estigma e o preconceito sofridos podem agravar a saúde mental da comunidade, aumentando as taxas de comportamentos suicidas e, também, os casos de suicídios consumados.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui