XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A MEDIAÇÃO ESCOLAR, O PROFESSOR, A INCLUSÃO, SEUS LUGARES NA ESCOLA: QUESTIONAMENTOS SOBRE A ESCOLA DO SÉCULO XXI Autor: CAROLINA CAMARA BITTENCOURT
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71788
Catalogação: 22/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71788&idi=1
Resumo:
Título: A MEDIAÇÃO ESCOLAR, O PROFESSOR, A INCLUSÃO, SEUS LUGARES NA ESCOLA: QUESTIONAMENTOS SOBRE A ESCOLA DO SÉCULO XXI Autor: CAROLINA CAMARA BITTENCOURT
Nº do Conteudo: 71788
Catalogação: 22/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71788&idi=1
Resumo:
O presente estudo aborda questões acerca da discussão sobre as práticas
escolares inclusivas, de forma crítica, e os profissionais nela envolvidos. O texto
inicia abordando as problemáticas da educação no momento atual, e como o
trabalho do professor, principal atuante no cenário de sala de aula se encontra
violentado por instituições seculares. Em sequência, aborda-se a inclusão: o que é,
como se encontra na discussão política do Brasil, e como é sua visão pela cultura.
Também é feito um recorte, então, da disposição social da inclusão nas escolas e
os diferentes atuantes no processo em construção na sociedade brasileira.
Posteriormente, é elaborada uma análise crítica da visão de inclusão nas escolas,
das tentativas realizadas, da ideia por trás do processo e de suas falhas que não são
poucas. Por fim, conclui-se, resumindo o trabalho e as análises sucedidas, com
uma abordagem sucinta de um tema tão complexo e sensível como a inclusão dos
alunos com deficiência nas escolas brasileiras.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
PDF ![]() |