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Avançada


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Título: A MEDIAÇÃO ESCOLAR, O PROFESSOR, A INCLUSÃO, SEUS LUGARES NA ESCOLA: QUESTIONAMENTOS SOBRE A ESCOLA DO SÉCULO XXI
Autor: CAROLINA CAMARA BITTENCOURT
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71788
Catalogação:  22/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71788&idi=1

Resumo:
O presente estudo aborda questões acerca da discussão sobre as práticas escolares inclusivas, de forma crítica, e os profissionais nela envolvidos. O texto inicia abordando as problemáticas da educação no momento atual, e como o trabalho do professor, principal atuante no cenário de sala de aula se encontra violentado por instituições seculares. Em sequência, aborda-se a inclusão: o que é, como se encontra na discussão política do Brasil, e como é sua visão pela cultura. Também é feito um recorte, então, da disposição social da inclusão nas escolas e os diferentes atuantes no processo em construção na sociedade brasileira. Posteriormente, é elaborada uma análise crítica da visão de inclusão nas escolas, das tentativas realizadas, da ideia por trás do processo e de suas falhas que não são poucas. Por fim, conclui-se, resumindo o trabalho e as análises sucedidas, com uma abordagem sucinta de um tema tão complexo e sensível como a inclusão dos alunos com deficiência nas escolas brasileiras.

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