$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: CONSTRUINDO NOSSA PRÓPRIA NARRATIVA: REVISITANDO A IDENTIDADE DO DESIGN E A EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA
Autor: BARBARA ALVES BETTS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ORIENTADOR
JUAN CARLOS JELDES PONTIO - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 71774
Catalogação:  22/07/2025 Liberação: 22/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71774&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71774&idi=2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71774&idi=4

Resumo:
Esta tese explora a possibilidade do estabelecimento de epistemologias latino- americanas do design, pautadas na experiência social, cultural, política e econômica da região. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, este estudo visa buscar caminhos para a construção conjunta de uma identidade do design que represente a América Latina por meio de um referencial próprio. Nesse sentido, a educação desempenha um papel essencial no entrelace com o design ao ser o espaço principal de análise para a construção de epistemologias que contemplem sua atuação esse contexto. Este estudo tem como principal objetivo propor estruturas para epistemologias de design latino-americanas que possa ser aplicada em contextos educacionais interdisciplinares para promover práticas de design socialmente relevantes e culturalmente sensíveis. A tese contempla o estudo de caso de dois projetos, um realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e outro na Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, os quais exemplificam como pode funcionar dinâmicas de ensino guiadas por objetos e metodologias provenientes do design.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui