$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: MODELAGEM GEOESPACIAL PARA A AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO E DERIVADOS
Autor: JOAO HENRIQUE PAULINO DE AZEVEDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SERGIO LEAL BRAGA - ORIENTADOR
FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - COORIENTADOR
ULF MOSLENER - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 71765
Catalogação:  21/07/2025 Liberação: 25/07/2025 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71765&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71765&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71765

Resumo:
Esta tese desenvolve e demonstra dois instrumentos geoespaciais complementares - o framework GeoH2-PAM para mapear potenciais bruto, técnico e econômico e a ferramenta GeoH2-FAT para análises de viabilidade técnico-econômica e ambiental site-specific - para avaliar o potencial de produção de hidrogênio verde e seus derivados (amônia e metanol) a partir de fontes renováveis (solar fotovoltaica, eólica onshore e eólica offshore). Conjuntam-se bases de dados de alta resolução para esses recursos com dezoito restrições ambientais, técnicas, sociais e econômicas, de modo a converter estimativas teóricas (brutas) em potenciais realistas (técnicos). O framework emprega modelos de produção por eletrólise da água e conversão química subsequente, calibrados com dados regionais, incorporando critérios de exclusão como limiares de fator de capacidade, recuos de infraestrutura e zonas de proteção ambiental. No contexto brasileiro, a análise revela reduções significativas na capacidade implantável devido a tais restrições, evidenciando a divergência entre disponibilidade idealizada e implementação prática. Além disso, uma avaliação tecno-econômica com métricas de Custo Nivelado de Energia Elétrica (LCOE) e Custo Nivelado de Hidrogênio (LCOH) - e insights preliminares de viabilidade de mercado a partir do GeoH2-FAT - fornece orientações críticas para a seleção otimizada de sites e a formulação de políticas. Este trabalho contribui, assim, para o avanço de metodologias geoespaciais na integração de energias renováveis e apoia a definição de estratégias de investimento sustentáveis, essenciais para os esforços globais de descarbonização.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui