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Avançada


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Título: BILINGUISMO E FLEXIBILIDADE COGNITIVA: DEFINIÇÕES, CONSEQUÊNCIAS E INCONSISTÊNCIAS
Autor: ALINE FAIERCHTEIN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  HELENICE CHARCHAT FICHMAN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71762
Catalogação:  21/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71762&idi=1

Resumo:
O bilinguismo tem se tornado cada vez mais relevante tendo-se em vista a quantidade de pessoas que vivenciam o fenômeno e a utilidade que o mesmo tem na sociedade atual globalizada. Entretanto, há ainda certa discussão quanto aos efeitos e consequências do mesmo quanto a ser algo vantajoso, desvantajoso, ou indiferente para aqueles que são bilíngues. A presente monografia teve como objetivo analisar diferentes estudos sobre o tema e suas repercussões especialmente na flexibilidade cognitiva e também no controle inibitório. Dessa forma, este trabalho visa tirar certas conclusões sobre a literatura que trata do bilinguismo e poder, assim, contribuir para futuros artigos, aqueles que promovem uma educação bilíngue, e para os próprios indivíduos bilíngues terem uma visão mais clara de como funcionam. Foi abordado primeiramente as diversas definições do bilinguismo e a quem se aplicam, segundamente a aquisição de uma segunda língua em fases diferentes do desenvolvimento, terceiramente as principais consequências cognitivas do bilinguismo na flexibilidade cognitiva e, finalmente, chegou-se a uma conclusão sobre o discorrido. Esta foi a de que o bilinguismo parece ser vantajoso para a flexibilidade cognitiva, a idade de aquisição de uma segunda língua possui correlação negativa com a proficiência alcançada, e a maioria das publicações sobre o assunto se referem a sujeitos que adquiriram seu bilinguismo em decorrência de imigração e, portanto, os achados sobre o tópico podem se restringir a esse grupo.

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