$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: UMA ANÁLISE SOBRE A ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA ATRAVÉS DA INTERSECCIONALIDADE
Autor: GABRIELA SERPA RIBEIRO RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CAROLINA DE OLIVEIRA SALGADO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71759
Catalogação:  21/07/2025 Liberação: 21/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71759&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71759

Resumo:
Esta monografia propõe uma análise crítica da Escravidão Contemporânea a partir da hipótese de que as definições atualmente vigentes, ancoradas em critérios de coerção física ou restrição direta da liberdade, são insuficientes para abarcar a complexidade do fenômeno. O objetivo do estudo é demonstrar que o elemento psicológico e simbólico, responsável pelo apagamento progressivo da subjetividade da pessoa explorada, constitui uma das principais engrenagens da Escravidão Contemporânea atual. Para isso, foram articuladas referências teóricas nacionais e internacionais através de análise qualitativa de conteúdo, e de abordagem crítica interseccional tal como oferecida por Kimberlé Crenshaw (1989). No Capítulo 1, discutem-se os principais marcos normativos e conceituais sobre Escravidão Contemporânea, diferenciando-a de outros institutos, como o trabalho forçado. No Capítulo 2, é apresentado o caso de Dona Maria de Moura, trabalhadora doméstica resgatada após mais de 70 anos em situação análoga à escravidão no Rio de Janeiro, cuja trajetória ilustra de forma contundente o fenômeno estudado. No Capítulo 3, desenvolve-se a tese principal: a Escravidão Contemporânea se sustenta, muitas vezes, não pela força explícita, mas pelo esvaziamento da capacidade do sujeito de perceber-se como tal, ou seja, pelo apagamento de sua subjetividade. A partir do caso brasileiro, entende-se que a interseccionalidade é abordagem epistemológica fundamental: trazendo dados sobre trabalhadores migrantes em território nacional e apresentando exemplos da Ásia, Europa e América do Norte, demonstro como a vulnerabilidade racial, de gênero, classe, origem e status migratório contribuem para a naturalização da exploração em diferentes territórios. Concluo a monografia indicando que a Escravidão Contemporânea é um fenômeno global, plural em suas expressões, mas unificado por um mesmo núcleo de dominação: a negação da subjetividade e da dignidade de quem é explorado.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui