$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: DESIGN DA INFORMAÇÃO EM INTERFACES DE CICLOCOMPUTADORES DE BICICLETAS ELÉTRICAS
Autor: TIAGO DO COUTTO GASSNER RIBEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71758
Catalogação:  21/07/2025 Liberação: 27/05/2026 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71758&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71758&idi=2

Resumo:
Esta pesquisa apresenta a relação das informações presentes em bicicletas elétricas e sua compreensão pelos ciclistas. Para avaliar essa relação, investigou-se os ciclocomputadores presentes nas bicicletas elétricas comercializadas no Brasil, suas informações e quais são as visões dos ciclistas ao verem esses novos dispositivos. Os ciclocomputadores podem ser definidos como dispositivos digitais acoplados aos guidões e quadros das bicicletas, onde sua proposta é comunicar informações relacionadas a bicicleta, como velocidade, distância e tempo, por exemplo. A pesquisa fundamenta-se na premissa de que, com o crescente uso das bicicletas elétricas nos centros urbanos, os ciclistas estão cada vez mais sobrecarregados por informações. Essas informações abrangem desde aspectos diretamente ligados ao ato de pedalar até fatores externos, como a interação com outros modais de transporte, pedestres e as condições das ciclovias. Para as análises, os ciclocomputadores foram catalogados e organizados de modo a identificar características comuns entre eles. A metodologia de análise e avaliação seguiu os conceitos propostos por autores do campo de design da informação e interfaces, dividindo-se em duas etapas: primeiro, uma avaliação baseada na escala SUS; posteriormente, oficinas de cocriação e uma avaliação baseada na escala AttrakDiff2. Os resultados obtidos indicam que os ciclocomputadores presentes em bicicletas elétricas comercializadas no Brasil oferecem informações operacionais mínimas. Essa limitação - associada à ausência de um projeto adequado de informação e interface - resulta em uma comunicação pouco intuitiva entre bicicleta e ciclista, exigindo um processo de aprendizagem complexo. Por fim, evidenciam-se as seguintes tendências identificadas nas oficinas de cocriação: a priorização de informações durante o uso, a demanda por modularidade na exibição de dados e a exigência de interfaces que garantam comunicação intuitiva em todas as etapas do deslocamento.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui