$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: O LIVRO PARADIDÁTICO INFANTIL: OS BATE-BOLAS E UM OLHAR PARA O AGENCIAMENTO DE TENSÕES CULTURAIS
Autor: FERNANDA DE MORAIS MACHADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR - ORIENTADOR
MIGUEL SANTOS DE CARVALHO - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 71755
Catalogação:  21/07/2025 Liberação: 21/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71755&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71755&idi=2

Resumo:
Nesta pesquisa investigamos a elaboração de um método de representação socialmente responsável no âmbito da ilustração infantil sobre Bate-Bolas, uma festa popular de mascarados que acontece durante o carnaval nos bairros periféricos do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense. Apesar de sua tradição e importância social, econômica e cultural no que se refere à intensa produção estética envolvida na confecção das fantasias, o festejo é estigmatizado, sobretudo pela mídia hegemônica, em função do contexto de desigualdade social, violência e criminalidade dessas localidades. Considerando a alteridade da ilustradora e pesquisadora em relação a esse contexto cultural, o método em questão objetiva oferecer meios para pesquisar, analisar e comunicar expressivamente o festejo articulando questões éticas e políticas. Com base no conceito de sustentabilidade comunicacional (Gamba e Sarmento, 2019), estabelecemos como estratégia de imersão no campo a produção de um videodocumentário sobre o processo de confecção das casacas da fantasia. As estratégias de design em parceria, adotadas durante o processo, garantiram uma relação horizontalizada entre os pesquisadores e seus interlocutores no campo, contribuindo para uma representação socialmente sustentável e o desenvolvimento de um produto útil ao campo. A imersão no campo possibilitou a construção de um olhar híbrido sobre esse contexto, que posteriormente foi representado graficamente um livro- objeto infantil de gênero híbrido, uma mescla entre literatura infantil e a linguagem de manual de instruções, que apresenta, de forma poética, como se produz uma casaca de Bate-bola e que expressa os valores dessa cultura. Na produção do livro infantil, levamos em conta ainda um novo componente: o diálogo com o público infantil, que emerge como uma terceira voz nesse produto.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui