$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A TORTURA QUE DESTROI A VIDA, MAS E A FÉ? FREI TITO: VÍTIMA DA DITADURA CIVIL MILITAR BRASILEIRA
Autor: ANTONIO LUCIO AVELLAR SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIS CORREA LIMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71750
Catalogação:  21/07/2025 Liberação: 25/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71750&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71750&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71750

Resumo:
Tratar de uma temática tão delicada como as doenças psicológicas, para muitos, doenças da alma, não é uma tarefa fácil, principalmente quando se abordam as causas do desespero humano que pode levar o ser humano ao suicídio, desespero existencial que toca profundamente também os fiéis de Jesus de Nazaré. A tarefa se torna certamente mais delicada quando os afetados tragicamente pelo suicídio são sujeitos religiosos, homens e mulheres de fé. Assim ocorreu com Frei Tito de Alencar Lima, cearense que conhecia bem a sofrida existência dos pobres brasileiros e que via no Reino de Deus e em sua Igreja Católica Apostólica Romana, que tanto amava a resposta para a transformação da sociedade brasileira. Via na Teologia da Libertação a chave para transformação da sociedade brasileira, para que os milhões de pobres no Brasil pudessem ter ao menos um pequeno gosto da doçura daquilo que Jesus de Nazaré trouxe ao mundo, justiça em toda sua práxis de vida. Mas no meio do caminho dos sonhos de Tito havia a ditadura e seus representantes na OBAN (Operação bandeirantes), a sucursal do inferno, para onde Tito foi levado arbitrariamente e torturado por horas e em dias seguidos. Lá provou a hóstia consagrada no seu próprio sangue, na covardia, na violência, nas sessões de tortura oferecidas pelas esquipes dos capitães do Exército: Maurício, Homero e Albernaz. A existência de Tito neste mundo foi moída na carne e na mente por seus torturadores. Esta pesquisa rememora como muitas outras já o fizeram, a vida e a morte trágica de Tito de Alencar Lima em tempos de repressão. Tito foi levado ao suicídio por seus torturadores, que posteriormente, assim como fantasmas atormentavam continuamente sua existência após ser liberto para o exílio no exterior ao longo dos primeiros anos da década de 1970, até sua morte em 10 de agosto de 1974. Nos calabouços da OBAN (Operação Bandeirantes), comandada pelo Exército brasileiro, ao longo da tortura nenhuma palavra pronunciou aos seus algozes, agiu como Jesus prestes a ser torturado, se fazendo como ovelha muda. Sua memória resiste, vive na história, para que nunca mais se repitam os anos de chumbo no Brasil.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui