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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O QUE DIZEM AS(OS) PROFESSORAS(ES) SOBRE A SUA FORMAÇÃO?: CONFLUÊNCIAS ENTRE O SABER DA EXPERIÊNCIA FEITO NA AÇÃO PASTORAL E A FORMAÇÃO DOCENTE Autor: CARLOS CESAR DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71714
Catalogação: 18/07/2025 Liberação: 18/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71714&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71714&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71714
Resumo:
Título: O QUE DIZEM AS(OS) PROFESSORAS(ES) SOBRE A SUA FORMAÇÃO?: CONFLUÊNCIAS ENTRE O SABER DA EXPERIÊNCIA FEITO NA AÇÃO PASTORAL E A FORMAÇÃO DOCENTE Autor: CARLOS CESAR DE OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 71714
Catalogação: 18/07/2025 Liberação: 18/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71714&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71714&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71714
Resumo:
A tese em questão apresenta os resultados da pesquisa O que dizem
as(os) professoras(es) sobre a sua formação? Confluências entre o saber da
experiância feito na ação pastoral e a formação docente, desenvolvida entre
2021 e 2024, com professoras(es) que tiveram suas histórias de vida atravessadas
pela formação pastoral. Considerando a amplitude e a produção de conhecimentos
sobre o tema, especialmente sobre as CEBs, optou-se por trabalhar o estado do
Ceará, conhecido no âmbito da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(CNBB) como Regional Nordeste I. Esse recorte levou em consideração o fato de
que a inserção pastoral, bem como a inserção docente deste professor-pesquisador
se deu no Ceará, e partiu da seguinte indgação: teria a formação pastoral
contribuído para a formação de professores? A partir desta e de outras questões, o
estudo investigou e analisou a formação, compreendendo a sua complexidade e
amplitude, mas a reconhecendo como espaço de produção de saberes. A análise
dos dados, bem como a sua fundamentação, apoiou-se em autores vinculados às
teorias críticas, privilegiando o diálogo entre a Teologia da Libertação, a
Educação Popular e a Formação de Professores, sugerindo que se trata de uma
formação em espiral, onde diferentes saberes se encontram, trazendo
contribuições para a docência. Os procedimentos metodológicos adotados
foram: revisão bibliográfica; aprovação do comitê de ética da PUC-Rio;
elaboração e divulgação do questionário inspirada no método bola de neve,
obtendo 31 respondentes; etapa de campo, agendamento e realização de
entrevistas semi-estruturadas via Google Meet, com 13 participantes. A partir da
análise qualitativa, as(os) professoras(es) destacaram a importância da formação
docente, mas evidenciaram que a formação pastoral, pelos recursos pedagógicos
que usavam, favorecia à participação e a uma abordagem mais dialógica,
contribuindo, inclusive, com a formação inicial. Em alguns casos, a formação
pastoral antecedeu a formação de professores, de modo que os materiais e as
dinâmicas adotadas na pastoral foram base para a prática docente, evidenciando
que a formação acontece em diferentes espaços e contextos, inclusive, em serviço,
o que a diferencia é a sua intencionalidade, a abordagem e os recursos utilizados.
Em suma, as(os) professoras(es) apontaram que há confluências entre as
formações estudadas, pois enquanto a pastoral trabalha dimensões como a
afetivida, as relações, a politicidade, fazendo esta relação entre a fé e a vida, a
formação de professores possibilita ampliar o suporte teórico, aprofundar, e, tal
qual uma espiral, ampliar o olhar sobre a própria formação e sobre a prática
docente.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |