$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: O QUE DIZEM AS(OS) PROFESSORAS(ES) SOBRE A SUA FORMAÇÃO?: CONFLUÊNCIAS ENTRE O SABER DA EXPERIÊNCIA FEITO NA AÇÃO PASTORAL E A FORMAÇÃO DOCENTE
Autor: CARLOS CESAR DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71714
Catalogação:  18/07/2025 Liberação: 18/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71714&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71714&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71714

Resumo:
A tese em questão apresenta os resultados da pesquisa O que dizem as(os) professoras(es) sobre a sua formação? Confluências entre o saber da experiância feito na ação pastoral e a formação docente, desenvolvida entre 2021 e 2024, com professoras(es) que tiveram suas histórias de vida atravessadas pela formação pastoral. Considerando a amplitude e a produção de conhecimentos sobre o tema, especialmente sobre as CEBs, optou-se por trabalhar o estado do Ceará, conhecido no âmbito da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como Regional Nordeste I. Esse recorte levou em consideração o fato de que a inserção pastoral, bem como a inserção docente deste professor-pesquisador se deu no Ceará, e partiu da seguinte indgação: teria a formação pastoral contribuído para a formação de professores? A partir desta e de outras questões, o estudo investigou e analisou a formação, compreendendo a sua complexidade e amplitude, mas a reconhecendo como espaço de produção de saberes. A análise dos dados, bem como a sua fundamentação, apoiou-se em autores vinculados às teorias críticas, privilegiando o diálogo entre a Teologia da Libertação, a Educação Popular e a Formação de Professores, sugerindo que se trata de uma formação em espiral, onde diferentes saberes se encontram, trazendo contribuições para a docência. Os procedimentos metodológicos adotados foram: revisão bibliográfica; aprovação do comitê de ética da PUC-Rio; elaboração e divulgação do questionário inspirada no método bola de neve, obtendo 31 respondentes; etapa de campo, agendamento e realização de entrevistas semi-estruturadas via Google Meet, com 13 participantes. A partir da análise qualitativa, as(os) professoras(es) destacaram a importância da formação docente, mas evidenciaram que a formação pastoral, pelos recursos pedagógicos que usavam, favorecia à participação e a uma abordagem mais dialógica, contribuindo, inclusive, com a formação inicial. Em alguns casos, a formação pastoral antecedeu a formação de professores, de modo que os materiais e as dinâmicas adotadas na pastoral foram base para a prática docente, evidenciando que a formação acontece em diferentes espaços e contextos, inclusive, em serviço, o que a diferencia é a sua intencionalidade, a abordagem e os recursos utilizados. Em suma, as(os) professoras(es) apontaram que há confluências entre as formações estudadas, pois enquanto a pastoral trabalha dimensões como a afetivida, as relações, a politicidade, fazendo esta relação entre a fé e a vida, a formação de professores possibilita ampliar o suporte teórico, aprofundar, e, tal qual uma espiral, ampliar o olhar sobre a própria formação e sobre a prática docente.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui