$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: PROTESTANTISMO MISSIONÁRIO BATISTA DO SÉCULO XIX: IDEOLOGIA MISSIONÁRIA ESTADUNIDENSE NO CONTEXTO HISTÓRICO DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA NO BRASIL
Autor: ALEX BRITO DE SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIS CORREA LIMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71645
Catalogação:  17/07/2025 Liberação: 17/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71645&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71645&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71645

Resumo:
Compreender os aspectos relacionados à história de um segmento religioso no Brasil é de fundamental importância para a história deste país. Em meio a presença maciça da Igreja Católica Apostólica Romana, cujos seus representantes já estavam presentes nos primeiros passos da colonização em 1500. Foi somente no século XIX que os protestantes puderam exercer o seu trabalho missionário de forma relativamente livre no país, pois a Constituição de 1824 cerceava o seu espaço de culto. Neste sentido, toda manifestação religiosa não está divorciada dos elementos culturais de um povo. É o que ocorreu com a presença estadunidense protestante dos missionários da Junta de Missões Batista enviados ao Brasil em meados do século XIX. O estranhamento do padrão cultural dos brasileiros naquele momento e as dificuldades enfrentadas para o anúncio do jeito protestante batista de ser tiveram que ser superados diante de um quadro religioso dominado pelo catolicismo, para que se divulgasse a Palavra de Deus no Brasil, segundo a Teologia Batista. Um aspecto que não deve ser descartado é o tipo de missão batista, que trazia consigo a percepção cultural norte-americana, ou seja, sua interpretação da Palavra de Deus, segundo a mediação cultural estadunidense. Este programa missionário batista norte-americano ocorre num momento particular e importante da História do Brasil, a Proclamação da República. Portanto, a fim de compreender melhor a relação política do Império e da iminente Proclamação da República no Brasil, junto à sociedade naquele momento histórico, cujos mandatários econômicos eram os barões do açúcar, do algodão e do café, somado a isto, a presença marcante do cristianismo católico e dos segmentos protestantes missionários no Brasil, aqui nesta pesquisa, exclusivamente da Igreja Batista. Fez se uso de uma revisão histórica destes elementos. Esta percepção histórica e profundamente crítica dos fatos que ocorreram na sociedade brasileira, revelam as ações humanas e os seus interesses de poder, seja na política ou na religião, que em muitos casos estão diretamente ligados. Só assim, na investigação criteriosa, o pesquisador pode ir mais a fundo nos eventos históricos, transpassando o verniz que encobre alguns inconvenientes históricos abafados pela preservação de uma imagem, seja humana ou institucional, mas este é o papel do teólogo que penetra o ambiente histórico, político e religioso de sua sociedade, investigar os fatos o mais próximo possível de como eles realmente ocorreram. Não se trata de manchar os personagens citados e nem lhes retirar às suas boas obras, mas apenas apresentá-los como são, meramente humanos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui