$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: ELASTICIDADE DOS CUIDADOS PARENTAIS NAALFABETIZAÇÃO DOS FILHOS: REPERCUSSÕES DO CONTEXTO PANDÊMICO
Autor: MARIA RAFAELA FADEL VEDOVANI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  REBECA NONATO MACHADO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71642
Catalogação:  17/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71642&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71642

Resumo:
O presente trabalho visa analisar as repercussões do contexto pandêmico no exercício da parentalidade, especialmente, nas atividades de cuidado com os filhos em fase de alfabetização escolar, pensando na vivência de elasticidade dos papéis parentais observada neste período. A partir da noção de como a autonomia dos membros da família têm se tornado importante na contemporaneidade e dos depoimentos de pais sobre a convivência no lar e as complicações do ensino remoto, percebeu-se a necessidade da discussão deste tema. Para tanto, partindo de um referencial psicanalítico e das abordagens sistêmicas e psicanalíticas da clínica com famílias, foi preciso aprofundar os conhecimentos sobre a construção dos conceitos de infância e parentalidade, bem como sobre o exercício de cuidados com os filhos na contemporaneidade. Além disso, fez-se necessário definir a ideia de Ciclo evolutivo vital familiar e apontar as principais mudanças observadas nas famílias com filhos pequenos. Buscando fazer um diálogo com a psicologia do desenvolvimento e a educação, foram abordados aspectos e demandas do desenvolvimento infantil na fase de alfabetização escolar, pensando sobre as transformações dos papéis parentais, as aquisições psíquicas das crianças e a função escolar durante a pandemia. Por fim, foram apresentados relatos de pais e professores, publicados em artigos e revistas, sobre a experiência com o ensino remoto. Com base neles, gerou-se a reflexão de que as pessoas em geral trataram as dificuldades dos filhos na escola de maneira descontextualizada do social e do contexto pandêmico, como se ele não afetasse outras frentes como os estudos, e as vidas privadas de cada um, em outras palavras, como a dificuldade de aprendizado na pandemia foi tratada pelas pessoas de forma desconectada da interrupção do convívio social.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui