XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO COMÉRCIO DIGITAL INTERNACIONAL: APRENDIZADOS DO CASO NIKE Autor: ANNA CAROLINA ROHRS GUIMARAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CARLOS FREDERICO DE SOUZA COELHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71620
Catalogação: 16/07/2025 Liberação: 16/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71620&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71620&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71620
Resumo:
Título: O IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO COMÉRCIO DIGITAL INTERNACIONAL: APRENDIZADOS DO CASO NIKE Autor: ANNA CAROLINA ROHRS GUIMARAES
Nº do Conteudo: 71620
Catalogação: 16/07/2025 Liberação: 16/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71620&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71620&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71620
Resumo:
A Inteligência Artificial (IA) é um fator de extrema relevância no
crescimento estratégico das empresas e, por isso, já tem papel central no comércio
digital internacional. Empresas multinacionais passaram a viver uma nova era de
oportunidades, com análises preditivas, personalização em massa e otimização de
processos logísticos. Assim, esse estudo visa aprofundar-se em como a evolução
da tecnologia impactou a forma de comercialização online e como a IA redefiniu a
relação das empresas com seu público, permitindo a rápida adaptação a diferentes
contextos culturais e econômicos ao redor do mundo, conseguindo alcançar mais
assertividade e eficiência. Para isso, o trabalho se baseia em uma revisão
bibliográfica que analisa o comportamento das empresas diante do fortalecimento
dessa tecnologia e, através de uma pesquisa de caráter qualitativo, identifica
oportunidades de crescimento exponencial, bem como desafios de gestão, com
graves riscos éticos e de segurança aos dados dos consumidores, bem como o
desafio de treinamento das lideranças para trabalharem com IA. Visando o
aprofundamento prático, é apresentado um estudo de caso sobre a Nike e como a
empresa foi impactada por essas transformações, que, de acordo com projeções,
terá 47,70 porcento de sua receita vinda de comércio digital até 2030 (NIKE, 2024).
Conclui-se que é fundamental o aprofundamento nas novas tecnologias de
Inteligência Artificial por parte de empresas que buscam a internacionalização,
buscando integrar seus diferentes canais e aproveitar os vácuos de segurança para
construir marcas com a confiabilidade do consumidor.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |