$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: O IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO COMÉRCIO DIGITAL INTERNACIONAL: APRENDIZADOS DO CASO NIKE
Autor: ANNA CAROLINA ROHRS GUIMARAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CARLOS FREDERICO DE SOUZA COELHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71620
Catalogação:  16/07/2025 Liberação: 16/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71620&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71620&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71620

Resumo:
A Inteligência Artificial (IA) é um fator de extrema relevância no crescimento estratégico das empresas e, por isso, já tem papel central no comércio digital internacional. Empresas multinacionais passaram a viver uma nova era de oportunidades, com análises preditivas, personalização em massa e otimização de processos logísticos. Assim, esse estudo visa aprofundar-se em como a evolução da tecnologia impactou a forma de comercialização online e como a IA redefiniu a relação das empresas com seu público, permitindo a rápida adaptação a diferentes contextos culturais e econômicos ao redor do mundo, conseguindo alcançar mais assertividade e eficiência. Para isso, o trabalho se baseia em uma revisão bibliográfica que analisa o comportamento das empresas diante do fortalecimento dessa tecnologia e, através de uma pesquisa de caráter qualitativo, identifica oportunidades de crescimento exponencial, bem como desafios de gestão, com graves riscos éticos e de segurança aos dados dos consumidores, bem como o desafio de treinamento das lideranças para trabalharem com IA. Visando o aprofundamento prático, é apresentado um estudo de caso sobre a Nike e como a empresa foi impactada por essas transformações, que, de acordo com projeções, terá 47,70 porcento de sua receita vinda de comércio digital até 2030 (NIKE, 2024). Conclui-se que é fundamental o aprofundamento nas novas tecnologias de Inteligência Artificial por parte de empresas que buscam a internacionalização, buscando integrar seus diferentes canais e aproveitar os vácuos de segurança para construir marcas com a confiabilidade do consumidor.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui