$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ANÁLISE DA OCUPAÇÃO DA APP DO RIO MAMBUCABA EM ANGRA DOS REIS (RJ) E A EFETIVIDADE DOS INSTRUMENTOS DE REURB PARA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA
Autor: VALQUIRIA LIMA SARPA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROSANGELA LUNARDELLI CAVALLAZZI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71614
Catalogação:  16/07/2025 Liberação: 16/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71614&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71614&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71614

Resumo:
Esta dissertação visa analisar a efetividade dos instrumentos de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) na ocupação da área de preservação permanente do rio Mambucaba, localizado no bairro Parque Mambucaba em Angra dos Reis, RJ. A reflexão se inicia com o estudo sobre o histórico de ocupação de margens de corpos hídricos em relação ao déficit habitacional, e observam-se as possibilidades e obstáculos dos instrumentos de Reurb, considerando conceitos como direitos à moradia, à cidade e ao meio-ambiente equilibrado. O caminho de investigação incluiu a análise da Regularização Fundiária Urbana Social (Reurb-s) no que tange aos requisitos das Leis Federais 13.465/17 e 12.365/12. A metodologia, com abordagem interdisciplinar, estudou o caso-referência da APP do rio Mambucaba, e o desenvolvimento do trabalho contemplou registros gráficos, fotográficos e ferramentas de georreferenciamento. A delimitação teórico-conceitual permitiu a adoção de categorias analíticas a partir de autores como Raquel Rolnik, Paulo Locatelli e Betânia Alfonsin. A pesquisa incluiu estudos sobre a consolidação da área urbana, o marco temporal de ocupação e desenvolveu diagnóstico socioambiental, englobando aspectos físicos, bióticos, populacionais e fragilidades ambientais. Apresentou, ainda, sugestões na perspectiva de novo zoneamento, proposição de medidas estruturais e não-estruturais como recuperação de taludes, diques de proteção, reflorestamento, educação ambiental, parque fluvial e adoção de IPTU progressivo que compõem ações públicas para proteção da população que ali reside. O estudo permitiu, por fim, concluir sobre a pertinência da região analisada em relação ao cumprimento dos requisitos técnicos previstos no Código Florestal para aplicação dos instrumentos de Reurb em APP.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui