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Título: DESIGN DE ÁUDIO E INTERAÇÃO: SOM NO DESENVOLVIMENTO DE NARRATIVAS MULTIMODAIS
Autor: ANTONIO CABRAL REBELLO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIZA NOVAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71608
Catalogação:  16/07/2025 Liberação: 16/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71608&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71608&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71608

Resumo:
A presente pesquisa traz informações relacionadas a narrativa e áudio, no contexto da modalidade audiovisual, com o intuito de aprofundar o estudo sobre o papel e as qualidades da sonoridade na interpretação das histórias e na eficácia de mensagens. Por meio de aprendizado tácito e relatos de atividades profissionais, além da pesquisa bibliográfica, busca-se compreender a engenharia de áudio, a produção musical e o áudio interativo, utilizado principalmente em jogos. O estudo parte do princípio de que ao incrementar o repertório do designer com esses conhecimentos, relacionados a elementos sonoros associados à linguagem visual em movimento, considerando diferentes mídias que podem servir de suporte, contribuímos para a formação de um profissional mais bem preparado e versátil para a diversidade de projetos que se apresentam. Uma característica desta pesquisa é a ênfase na indústria de jogos, por ser uma fonte de aprendizado e compreensão de conceitos, como direção de arte, narrativa e música, de forma integrada. Uma vez que jogos digitais contribuem com informações na perspectiva do entretenimento, a partir da possibilidade de controle - ou falta de - sobre a ação e os eventos, a proposta do estudo engloba a interação com diversas mídias, não somente jogos, em relação aos conhecimentos levantados que abordam a evolução do áudio como indústria, casos específicos e perspectivas de profissionais que atuam nas áreas relacionadas à criação de áudio, como mixagem, composição musical e efeitos sonoros.

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