$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A DEPENDÊNCIA EMOCIONAL DE MULHERES INSERIDAS EM UM RELACIONAMENTO ABUSIVO: UM BREVE ESTUDO DE CASO
Autor: LIZ BASTOS PECENE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CARLA FARIA LEITAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71606
Catalogação:  16/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71606&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71606

Resumo:
O presente trabalho visa analisar a dependência emocional desenvolvida por mulheres que passaram por um relacionamento abusivo, compreendendo como essa dependência parte de uma visão duplo-vincular do relacionamento. Busca-se, desta ótica, entender a lógica subjacente a aspectos como: as mensagens paradoxais enviadas pelo abusador, as manipulações, a proibição do convívio social de amigos e familiares, o julgamento da sociedade, etc. Mais especificamente, por meio de um breve estudo de caso exploratório, buscase uma melhor compreensão e ilustração de como esses aspectos contribuem para que a mulher desenvolva a dependência emocional para com seu parceiro abusivo e quais os impactos psicológicos percebidos. Com a realização de três entrevistas com uma mulher de trinta e sete anos, que relata ter vivido em um relacionamento abusivo durante aproximadamente 20 anos, discutimos como principais categorias de análise: o isolamento da mulher de sua família, com causalidade em parte atribuída ao agressor e em parte pela desistência da família em ajudar a vítima e presenciar abusos; a violência psicológica e as mensagens paradoxais, geradoras de diversas crenças nucleares na vítima, dificultando a saída da mesma de outros relacionamentos também percebidos como abusivos; o fato de a violência doméstica ser extremamente sensível a contexto, em particular, no caso em questão, à vulnerabilidade social, e à influência do modelo parental da vítima refletida nas relações amorosas da mesma. A importância da rede de apoio e alguns caminhos de reconstrução da ideia de família como locus de afeto são também discutidos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui