$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A EXPERIÊNCIA TRANSCULTURAL DA CRIANÇA
Autor: BRUNA MAYUMI DOS SANTOS K SATO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDREA SEIXAS MAGALHAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71604
Catalogação:  16/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71604&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71604

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa sobre o desenvolvimentoinfantil e o papel do ambiente no processo de integração da criança à cultura. Começamos com uma apresentação da teoria freudiana sobre o desenvolvimento psicossexual infantil e a perspectiva psicanalítica winnicottiana para enfatizar o papel do ambiente. Em seguida, a fim de aprofundar o estudo sobre o ambiente escolar, apresentamos as contribuições de Maria Montessori sobre os planos de desenvolvimento do indivíduo. E continuamos a discussão introduzindo a clínica transcultural proposta por Marie Rose Moro como uma alternativa à narrativa interrompida de imigrantes. Posteriormente, tecemos algumas reflexões sobre o contexto nacional com suas problemáticas em relação ao que se oferece como ambiente seguro para as crianças, tendo em vista a temática proposta. Por último, trouxemos observações cotidianas com crianças em diferentes ambientes como exemplos práticos sobre a experiência cultural.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui