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Avançada


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Título: SUBJETIVIDADE E VIRTUALIDADE: UM OLHAR PARA A INFÂNCIA ATRAVESSADA PELA TECNOLOGIA
Autor: CLARA GONDIM BORSOI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CARLA FARIA LEITAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71595
Catalogação:  15/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71595&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71595

Resumo:
A presença da tecnologia no cotidiano e a aceleração desenfreada das inovações se torna, cada vez mais, um tema necessário a ser discutido no campo da Psicologia, visto que, sem dúvida, tal presença mudou a forma que nos relacionamos e nos entendemos como indivíduos. Portanto, o presente trabalho se propõe a explorar de que forma modo as novas tecnologias e a participação nos espaços virtuais incidem na subjetividade humana, dando um foco maior para a infância. Para isto, nesta dissertação é apresentada brevemente a história da infância, utilizando como base os trabalhos de Philippe Ariès, D. W. Winnicott e Erik Erikson, assim como é feita uma passagem pela história das tecnologias e da internet desde seus primórdios até o momento atual. E, a partir das pesquisas de Ana Maria Nicolaci-da-Costa e Daniela Romão, é discutido como os espaços virtuais podem servir como espaços potenciais e, usando as obras mais recentes de Sherry Turkle, é explorado de que forma a constante utilização dos aparelhos eletrônicos pode incidir nas relações familiares e sociais da criança.

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