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Coleção Digital

Avançada


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Título: POSTO, LOGO EXISTO: INSTAGRAM, AUTOIMAGEM E AUTOESTIMA
Autor: MARCELA MANSUR COELHO DE ALMEIDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CARLA FARIA LEITAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71568
Catalogação:  14/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71568&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71568

Resumo:
Essa monografia apresenta como objetivo examinar alguns aspectos subjetivos da rede social Instagram, em particular aqueles relacionados ao corpo e à autoestima. Para esse fim, investigamos de forma resumida a história da web até os dias atuais, perpassando principalmente pela mudança da comunicação escrita nas redes sociais para a interação através de imagens. Em seguida, as instrumentalidades e ferramentas do aplicativo Instagram foram estudados de forma mais minuciosa, para uma maior compressão do mesmo. Posteriormente, foi averiguado o contexto subjetivo que essa rede social está inserida, pautado principalmente na sociedade de consumo, termo criado por Bauman, e pela espetacularização do eu, nomeado assim por Sibilia. O desfecho do estudo foi delimitado por pesquisas científicas e exemplos reais que assinalam o Instagram como um possível causador de questões negativas no campo psicológico, esse se refere em especial à autoestima e autoimagem. De outra perspectiva, é também salientada a iniciativa de perfis no aplicativo que estão buscando e se preocupando em trazer conteúdos que provoquem um bem-estar naqueles que usufruem o Instagram.

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