XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: POSTO, LOGO EXISTO: INSTAGRAM, AUTOIMAGEM E AUTOESTIMA Autor: MARCELA MANSUR COELHO DE ALMEIDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CARLA FARIA LEITAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71568
Catalogação: 14/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71568&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71568
Resumo:
Título: POSTO, LOGO EXISTO: INSTAGRAM, AUTOIMAGEM E AUTOESTIMA Autor: MARCELA MANSUR COELHO DE ALMEIDA
Nº do Conteudo: 71568
Catalogação: 14/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71568&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71568
Resumo:
Essa monografia apresenta como objetivo examinar alguns aspectos subjetivos da rede
social Instagram, em particular aqueles relacionados ao corpo e à autoestima. Para esse fim,
investigamos de forma resumida a história da web até os dias atuais, perpassando
principalmente pela mudança da comunicação escrita nas redes sociais para a interação através
de imagens. Em seguida, as instrumentalidades e ferramentas do aplicativo Instagram foram
estudados de forma mais minuciosa, para uma maior compressão do mesmo. Posteriormente,
foi averiguado o contexto subjetivo que essa rede social está inserida, pautado principalmente
na sociedade de consumo, termo criado por Bauman, e pela espetacularização do eu, nomeado
assim por Sibilia. O desfecho do estudo foi delimitado por pesquisas científicas e exemplos
reais que assinalam o Instagram como um possível causador de questões negativas no campo
psicológico, esse se refere em especial à autoestima e autoimagem. De outra perspectiva, é
também salientada a iniciativa de perfis no aplicativo que estão buscando e se preocupando em
trazer conteúdos que provoquem um bem-estar naqueles que usufruem o Instagram.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
PDF ![]() |