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Título: REDUÇÃO DE ARRASTE EM ESCOAMENTO BIFÁSICO EM TUBULAÇÕES
Autor: BRUNO JOSE PIMENTEL PINTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANGELA OURIVIO NIECKELE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71549
Catalogação:  14/07/2025 Liberação: 14/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71549&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71549&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71549

Resumo:
A otimização do transporte de fluidos em tubulações é fundamental para aumentar a eficiência operacional e custos associados. O alto atrito característico desses escoamentos acarreta perdas significativas de energia, além de elevar substancialmente os custos de operação. Nesse contexto, a utilização de polímeros como agentes redutores de arraste surge como uma solução promissora, capaz de aumentar a vazão e reduzir o consumo energético. A previsão do potencial de redução de arraste é essencial não apenas na fase de projeto de novas tubulações, dimensionadas para atender a demandas específicas, mas também na operação de sistemas existentes. Essa previsão orienta a definição da frequência e da quantidade de polímero a ser injetada, otimizando o desempenho do sistema. Este trabalho tem como objetivo analisar o desempenho numérico da utilização de fatores de redução de atrito, obtidos em escoamentos monofásicos, em tubulações operando sob condições de escoamento bifásico, no padrão de golfadas, na previsão da redução do arraste. Foram considerados diferentes cenários de escoamento com o propósito de avaliar os efeitos da adição de polímeros na redução da perda de carga, bem como nas grandezas estatísticas associadas às golfadas - como comprimento, velocidade de deslocamento e frequência. Boa concordância foi obtida com os valores experimentais dessas grandezas. Mostrou-se que introdução de polímeros promove redução significativa da perda de pressão e, consequentemente, diminuição do consumo energético. Os resultados reforçam o potencial da utilização do Modelo de Dois Fluidos acrescido de fatores de redução de arraste monofásicos para prever o desempenho de aditivos poliméricos em escoamentos bifásicos complexos.

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