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Título: MODELAGEM DE UM CONTROLADOR PARA UM CONDICIONADOR DE AR DE ADMISSÃO PARA TESTE DE MOTORES
Autor: RAFAEL MILAGRES E OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - ORIENTADOR
ALLAN NOGUEIRA DE ALBUQUERQUE - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 71543
Catalogação:  14/07/2025 Liberação: 14/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71543&idi=1

Resumo:
Os motores movidos à combustão interna estão sujeitos a diversas normas regulatórias, com o objetivo de padronizar as várias características do motor. Para isso, existem laboratórios projetados para testes veiculares e testes de motores em dinamômetros de bancada, seguindo procedimentos também especificados em tais normas. Testes de emissões de motores à combustão interna, por sua vez, possuem normas bastante específicas quanto às emissões, o que acarreta em condições igualmente específicas do ar de admissão, o elemento mais importante utilizado pelo motor. O presente trabalho visa modelar e simular um controlador para ser utilizado em um sistema de condicionamento de ar de admissão de motores para tais testes, buscando atingir valores específicos de temperatura, umidade e pressão do ar. Como testar o controlador diretamente no equipamento real teria um grande custo operacional e de tempo, além de indisponibilizar o equipamento durante todo o período de teste, foi desenvolvido também um modelo computacional do sistema de condicionamento de ar, composto por trocador de calor, aquecedor e umidificador. A modelagem dos componentes foi desenvolvida a partir do modelo projetado por Marvin Aldo Chacán León, porém o fluido refrigerante do trocador de calor, originalmente apenas água, foi substituído por uma mistura binária de água e ácido acético, visando obter melhores resultados. O sistema de controle utiliza controladores PID em cada um dos três componentes principais (trocador de calor, aquecedor e umidificador), configurados por um esquema de ajuste de ganhos iterativo. A modelagem de todo o sistema foi feita no MATLAB e, devido a isso, fez-se necessária também a formulação de um banco de dados para a definição dos parâmetros da mistura do fluido de refrigeração, sob diferentes valores de temperatura e concentração.

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