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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: REPETIÇÃO E ESGOTAMENTO: PERFORMANCES E POSTURAS DO CORPO À MARGEM OU UM ESTUDO SOBRE OUTRAS COORDENADAS PARA CORPOS DISSIDENTES Autor: TOMAS PRIMO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA - ORIENTADOR
MARIA HELENA FRANCO MARTINS - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71541
Catalogação: 14/07/2025 Liberação: 15/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71541&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71541&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71541
Resumo:
Título: REPETIÇÃO E ESGOTAMENTO: PERFORMANCES E POSTURAS DO CORPO À MARGEM OU UM ESTUDO SOBRE OUTRAS COORDENADAS PARA CORPOS DISSIDENTES Autor: TOMAS PRIMO
MARIA HELENA FRANCO MARTINS - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71541
Catalogação: 14/07/2025 Liberação: 15/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71541&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71541&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71541
Resumo:
Esta tese investiga o entrelaçamento entre a repetição e o esgotamento. No
primeiro capítulo, apresenta alguns dos diferentes resultados estéticos alcançados
a partir do uso da repetição em obras da dramaturgia contemporânea, da dança e
da literatura moderna, são eles: a repetição enquanto possibilidade de manipular o
tempo em Por que não vivemos, adaptação que Márcio Abreu faz de um texto do
jovem Anton Tchekhov; a repetição enquanto dispositivo disparador de
significados paradoxais na coreografia de Café Müller, de Pina Bausch; e a
repetição enquanto impossibilidade de imaginação e rasura do pensamento em
Pra frente o pior, prosa tardia de Samuel Beckett. Depois de compreender a
relação familiar estabelecida, não raras vezes, entre a repetição e o esgotamento, o
segundo capítulo aborda outros eixos possíveis para o corpo na dança,
questionando a associação simbiótica entre corpo e escrita ao estudar a obra It s a
draw / Live Feed, de Trisha Brown. Este capítulo também trata de (C)arbon, uma
obra site specific de Andrea Miller junto à Companhia de dança Gallim, no que
explora uma leitura cíclica e fragmentada do tempo a partir da repetição. No
último capítulo, a tese debate o corpo ao rés do chão. Reflete, portanto, sobre a
horizontalidade enquanto um eixo-emblema explorado por artistas dissidentes de
gênero e raça em suas performances. Nele são desenvolvidas a série Crawls, de
William Pope.L; Eles fazem dança contemporânea, de Leandro Souza; e Corpo
colônia, de Jota Mombaça. Compreendendo a horizontalidade não apenas
enquanto uma escolha crítica, mas enquanto denúncia política da restrição a
corpos trans, negros e queer entendendo o desvio e a fuga como únicas
possibilidades de resistência em uma estrutura onde a verticalidade faz parte da
norma.
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