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Título: REPETIÇÃO E ESGOTAMENTO: PERFORMANCES E POSTURAS DO CORPO À MARGEM OU UM ESTUDO SOBRE OUTRAS COORDENADAS PARA CORPOS DISSIDENTES
Autor: TOMAS PRIMO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA - ORIENTADOR
MARIA HELENA FRANCO MARTINS - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 71541
Catalogação:  14/07/2025 Liberação: 15/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71541&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71541&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71541

Resumo:
Esta tese investiga o entrelaçamento entre a repetição e o esgotamento. No primeiro capítulo, apresenta alguns dos diferentes resultados estéticos alcançados a partir do uso da repetição em obras da dramaturgia contemporânea, da dança e da literatura moderna, são eles: a repetição enquanto possibilidade de manipular o tempo em Por que não vivemos, adaptação que Márcio Abreu faz de um texto do jovem Anton Tchekhov; a repetição enquanto dispositivo disparador de significados paradoxais na coreografia de Café Müller, de Pina Bausch; e a repetição enquanto impossibilidade de imaginação e rasura do pensamento em Pra frente o pior, prosa tardia de Samuel Beckett. Depois de compreender a relação familiar estabelecida, não raras vezes, entre a repetição e o esgotamento, o segundo capítulo aborda outros eixos possíveis para o corpo na dança, questionando a associação simbiótica entre corpo e escrita ao estudar a obra It s a draw / Live Feed, de Trisha Brown. Este capítulo também trata de (C)arbon, uma obra site specific de Andrea Miller junto à Companhia de dança Gallim, no que explora uma leitura cíclica e fragmentada do tempo a partir da repetição. No último capítulo, a tese debate o corpo ao rés do chão. Reflete, portanto, sobre a horizontalidade enquanto um eixo-emblema explorado por artistas dissidentes de gênero e raça em suas performances. Nele são desenvolvidas a série Crawls, de William Pope.L; Eles fazem dança contemporânea, de Leandro Souza; e Corpo colônia, de Jota Mombaça. Compreendendo a horizontalidade não apenas enquanto uma escolha crítica, mas enquanto denúncia política da restrição a corpos trans, negros e queer entendendo o desvio e a fuga como únicas possibilidades de resistência em uma estrutura onde a verticalidade faz parte da norma.

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