XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: MATEMÁTICA EM LÍNGUA INGLESA PARA ESCOLAS PÚBLICAS INTERCULTURAIS BASEADA NA METODOLOGIA CLIL Autor: ANELISE TIMOTHEO MOULIN VIANNA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
DANIA GONZALEZ MORALES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71539
Catalogação: 14/07/2025 Liberação: 15/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71539&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71539&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71539
Resumo:
Título: MATEMÁTICA EM LÍNGUA INGLESA PARA ESCOLAS PÚBLICAS INTERCULTURAIS BASEADA NA METODOLOGIA CLIL Autor: ANELISE TIMOTHEO MOULIN VIANNA
Nº do Conteudo: 71539
Catalogação: 14/07/2025 Liberação: 15/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71539&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71539&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71539
Resumo:
Desde sua introdução na Finlândia na década de 90, a abordagem CLIL,
Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem, tem se expandido para além
das fronteiras europeias, estendendo sua influência em diversos países. A
implementação bem-sucedida do CLIL na prática educacional é um fenômeno
internacional, oferecendo experiências enriquecedoras e resultados mensuráveis.
A abordagem CLIL pode ser adaptada de maneira flexível para atender às
necessidades de comunidades multiculturais, proporcionando uma experiência
educacional abrangente e integradora. Incorporar o CLIL ao ensino de Matemática
nas escolas públicas promove simultaneamente o desenvolvimento de habilidades
numéricas e linguísticas. Essa integração permite aos alunos aplicar conceitos
matemáticos de forma prática e significativa tornando a resolução de problemas
matemáticos uma oportunidade para a prática ativa da língua adicional, neste caso
a Língua Inglesa e fortalecendo a relação intrínseca entre conteúdo e linguagem.
Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar a metodologia CLIL
para escolas públicas bilíngues como uma ferramenta para o ensino concomitante
da Matemática e da Língua Inglesa através de atividades que conectam cultura,
comunicação, cognição e conteúdo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |