$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: MATEMÁTICA EM LÍNGUA INGLESA PARA ESCOLAS PÚBLICAS INTERCULTURAIS BASEADA NA METODOLOGIA CLIL
Autor: ANELISE TIMOTHEO MOULIN VIANNA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  DANIA GONZALEZ MORALES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71539
Catalogação:  14/07/2025 Liberação: 15/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71539&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71539&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71539

Resumo:
Desde sua introdução na Finlândia na década de 90, a abordagem CLIL, Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem, tem se expandido para além das fronteiras europeias, estendendo sua influência em diversos países. A implementação bem-sucedida do CLIL na prática educacional é um fenômeno internacional, oferecendo experiências enriquecedoras e resultados mensuráveis. A abordagem CLIL pode ser adaptada de maneira flexível para atender às necessidades de comunidades multiculturais, proporcionando uma experiência educacional abrangente e integradora. Incorporar o CLIL ao ensino de Matemática nas escolas públicas promove simultaneamente o desenvolvimento de habilidades numéricas e linguísticas. Essa integração permite aos alunos aplicar conceitos matemáticos de forma prática e significativa tornando a resolução de problemas matemáticos uma oportunidade para a prática ativa da língua adicional, neste caso a Língua Inglesa e fortalecendo a relação intrínseca entre conteúdo e linguagem. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar a metodologia CLIL para escolas públicas bilíngues como uma ferramenta para o ensino concomitante da Matemática e da Língua Inglesa através de atividades que conectam cultura, comunicação, cognição e conteúdo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui